TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
atos antidemocráticos

Senador Veneziano diz que depredação no Congresso é 'inadmissível'; autoridades se pronunciam

Bolsonaristas quebraram monumentos e portas do prédio.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Atos antidemocráticos registrados neste domingo (8).
Atos antidemocráticos registrados neste domingo (8). (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Na tarde deste sábado (8), bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Eles conseguiram passar pela área de contenção e quebraram monumentos, além de portas e outros objetos do prédio.

Nas redes sociais, políticos e autoridades se pronunciaram sobre os atos atos antidemocráticos.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e vice-presidente do Senado, se pronunciou no Twitter e disse que foi inadmissível o fato de não conter a depredação. "Os episódios verificados hoje com as invasões dos locais que sediam os Poderes da República refletem da forma mais definida o espírito terrorista com o qual agem os derrotados democraticamente no voto. Além de explicitar a participação deliberada do Governo do DF e não conter essa depredação generalizada e inadmissível", publicou o senador Veneziano.

Também no Twitter, o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Senado, pede intervenção na Segurança Pública do Distrito Federal. "Atenção! Eu e a presidente do PT Gleisi estamos agora representando ao Procurador-geral da República para que seja decretada intervenção na Segurança Pública do DF", escreveu.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, informou que conversou por telefone com o governador do Distrito Federal para controlar a situação. "Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", disse Rodrigo Pacheco.

 

Sérgio Moro, senador eleito, disse que os invasores precisam se retirar dos prédios e que depredação não é resposta. "Protestos têm que ser pacíficos. Invasões de prédios públicos e depredação não são respostas. A oposição precisa ser feita de maneira democrática, respeitando a lei e as instituições. Os invasores precisam se retirar dos prédios públicos antes que a situação se agrave", publicou Sérgio Moro.

Leia também:


Relacionadas