TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Operação Galeno

PF investiga fraude milionária na compra de medicamentos em cidade da PB

Ação visa investigar crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro

Por Juliana Alves Publicado em
VIATURA PF FOTO GOV DIVULGACAO
Operação da Polícia Federal foi deflagrada nesta terça (26) na PB (Foto: PF/Divulgação)

Uma operação da Polícia Federal que investiga fraudes na compra de medicamentos na cidade de Coremas, na Paraíba, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (26). A ação, chamada "Galeno", teve o apoio da Controladoria-Geral da União e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa e Coremas.

De acordo com Polícia Federal, apura crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro. As investigações apontam indícios de que licitações realizadas pelo ente municipal para fornecimento de medicamentos, entre os anos de 2017 e 2022, foram direcionadas para favorecer uma empresa vinculada aos investigados.

Os pagamentos para a empresa envolvida ultrapassam um milhões de reais, sendo que boa parte destes recursos advinda do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Operção Galeno

O nome da operação, Galeno, faz referência a Cláudio Galeno, um proeminente médico e filósofo romano de origem grega que viveu na cidade de Pérgamo entre 129 d.C e 216 d.C, sendo considerado o "Pai da Farmácia".


Relacionadas