TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
mortes por afogamento

Quatro crianças morrem afogadas diariamente no Brasil, diz levantamento

A morte mais recente na Paraíba ocorreu nesta domingo (24), no município de Santa Rita

Por Carlos Rocha Publicado em
Menino morto afogado tibiri
Quatro crianças morrem afogadas diariamente no Brasil, diz levantamento (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Foi seputado na tarde desta segunda-feira (25) o menino de três anos que morreu após se afogar na piscina de uma casa de eventos no bairro Tibiri, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. A vítima, identificada como João Levi, pulou na piscina de supetão, sem que os familiares esperassem.

O menino chegou a ser socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, mas a equipe médica não conseguiu reanimá-lo.

João Levi entra para uma estatística alarmante sobre mortes por afogamento no Brasil. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em ambiente residencial.

Cenário Nacional de Afogamentos em Foco

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático revelam que o Brasil registra uma média de 15 mortes por afogamento por dia, totalizando aproximadamente 5.475 óbitos anuais. Homens são mais afetados, com uma média de 6,4 vezes mais mortes do que mulheres. A faixa etária mais vulnerável é antes dos 29 anos, representando 45% das mortes por afogamento.

O levantamento também aponta que, diariamente, uma criança morre afogada em casa, sendo que 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em residências. O verão, de dezembro a março, concentra 45% dos casos, ressaltando a importância da atenção redobrada nesse período.

A mortalidade por afogamento teve uma redução de 47% em 26 anos (1995-2021), indicando avanços na luta contra essa endemia. Entretanto, os dados ressaltam a necessidade contínua de conscientização, principalmente em áreas sem a presença de guardavidas.

É importante ressaltar que a prática de atividades aquáticas deve ser realizada com responsabilidade e respeito aos limites individuais, visando a segurança de todos. A atuação eficaz de guardavidas e a conscientização sobre os riscos são essenciais para a prevenção de tragédias.

  • Taxa de Mortalidade por Afogamento: A cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado.
  • Disparidade entre Gêneros: Homens morrem em média 6,4 vezes mais por afogamento do que mulheres.
  • Idade e Riscos: 45% das mortes por afogamento ocorrem antes dos 29 anos. Quatro crianças morrem afogadas diariamente. Adolescentes enfrentam o maior risco de morte.
  • Local das Ocorrências:70% dos óbitos acontecem em rios e represas.Diariamente, uma criança morre afogada em casa.Crianças menores de 9 anos se afogam mais em piscinas e residências.Crianças acima de 10 anos e adultos se afogam mais em águas naturais (rios, represas e praias). 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em residências.
  • Circunstâncias Específicas: Crianças de 4 a 12 anos que sabem nadar se afogam mais pela sucção da bomba em piscinas. 45% das mortes ocorrem no verão (de dezembro a março).
  • Mortalidade entre Turistas: A cada 3 dias, um turista morre por afogamento no Brasil.
  • Comparação de Riscos: Considerando o tempo de exposição, o afogamento tem 200 vezes mais risco de óbito que os incidentes de transporte.

Relacionadas