TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
obras na br-230, em água fria

Vigas do viaduto de Água Fria devem ser içadas a partir desta quinta-feira (21)

Essa informação é confirmada pelo gestor da obra, o engenheiro Francisco Romário, que destaca a importância desse avanço rumo à conclusão geral da obra, prevista para junho deste ano

Por Carlos Rocha Publicado em
Obras na br 230 em joao pessoa
Vigas do viaduto de Água Fria devem ser içadas a partir desta quinta-feira (21)

Com todas as pilastras de sustentação já implantadas, a obra do Viaduto sobre a BR-230, conectando o bairro de Água Fria à Rua Presidente Raniere Mazzili, no Cristo Redentor, entra em uma nova etapa nesta quinta-feira (21), a partir das 7h, com o içamento das 10 vigas de apoio de 30 metros de comprimento e pesando, cada uma, 60 toneladas. Essa informação é confirmada pelo gestor da obra, o engenheiro Francisco Romário, que destaca a importância desse avanço rumo à conclusão geral da obra, prevista para junho deste ano.

Com a conclusão do viaduto, o fluxo de veículos entre os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira será facilitado, bem como o tráfego contínuo na rodovia federal entre o Estádio Almeidão, Centro Administrativo Municipal, Ceasa e sede da Polícia Rodoviária Federal. Isso proporcionará mais segurança e conforto aos motoristas, especialmente nos horários de pico. Para viabilizar esse empreendimento, o Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), está investindo R$ 35,6 milhões, com recursos próprios do Tesouro Estadual.

O içamento das 10 vigas será realizado utilizando quatro guindastes, dois para colocação das vigas nas carretas e dois para o içamento no viaduto. As vigas serão transportadas por três carretas, conhecidas como Dolly, que seguirão pela Rua Diógenes Chianca, ao lado da Empasa, até o local do viaduto, na BR-230. Durante o trajeto, as ruas serão bloqueadas parcialmente pela Semob e PRF, apenas durante a passagem das carretas com as vigas. A operação completa está prevista para durar de 2 a 3 dias.

A Construtora Luiz Costa (CLC), responsável pela construção do viaduto, já concluiu os serviços de terraplenagem e pavimentação da via lateral localizada em frente à sede dos Correios, com 600 metros de extensão, oferecendo três faixas para tráfego de veículos.

O engenheiro Francisco Romário destaca que o Governo do Estado está proporcionando uma solução definitiva para o tráfego da Zona Sul de João Pessoa. Estima-se que o novo viaduto beneficiará mais de 800 mil habitantes da Capital, especialmente os residentes da Zona Sul.

Como parte do projeto, o DER também executou serviços de pavimentação das ruas em torno da obra, visando desafogar o trânsito na região e oferecer condições de mobilidade durante o andamento das obras.


Relacionadas