TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
estimativa

Paraíba deve ter quase 12 mil novos casos de câncer até 2025

Com base nessa estimativa foi atualizado o Plano Estadual de Oncologia

Por Carlos Rocha Publicado em
O  Hospital Napoleão Laureano é referência no tratamento de câncer na Paraíba
Paraíba deve ter quase 12 mil novos casos de câncer até 2025 (Imagem: Divulgação/Napoleão Laureano)

Na edição deste sábado (16) do Diário Oficial do Estado, foi anunciada a aprovação da Atualização do Plano Estadual de Oncologia 2024-2027. Esse plano desempenha um papel fundamental na organização da Rede de Serviços Oncológicos na Paraíba, estabelecendo referências regionalizadas para o acompanhamento de pacientes e fortalecendo os arranjos das redes no diagnóstico e tratamento.

Segundo as informações divulgadas, o propósito do plano é proporcionar atendimento especializado em todas as regiões do Estado, com foco especial nas áreas com maiores lacunas assistenciais. Ele servirá como guia para o planejamento da atenção oncológica nos próximos anos, com diretrizes bem definidas, incluindo a implementação de ações voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento.

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba apresentou a atualização do Plano Estadual de Oncologia, incluindo a proposta de expansão da rede, por meio do programa "Paraíba Contra o Câncer", visando sanar os vazios assistenciais na rede de atenção oncológica do estado. Essa iniciativa busca estruturar a linha de cuidado na atenção oncológica, com o objetivo de ampliar o acesso aos diversos serviços de rastreamento, diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos em oncologia.

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Paraíba apresentará cerca de 11.690 casos novos de neoplasias malignas no triênio 2023-2025, sendo a maioria concentrada no sexo feminino. A neoplasia de mama é a mais incidente entre as mulheres, seguida pela glândula tireoide e colo do útero. Entre os homens, o tumor de próstata é o mais comum, seguido por traqueia, brônquio e pulmão, e estômago.

Proposta de Ampliação da Rede de Atenção Oncológica

Com a necessidade de ampliar o acesso e reduzir o vazio assistencial na rede oncológica, o Governo do Estado da Paraíba planeja implantar o Programa Paraíba Contra o Câncer. Este programa visa implementar a linha de cuidado em oncologia, focando nas neoplasias mais incidentes, e garantir o rastreamento efetivo, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, por meio da expansão da rede própria e contratualizada.

O Plano Estadual de Saúde (2024-2027) estabelece uma meta estadual para a ampliação do diagnóstico precoce em oncologia, com indicadores específicos para monitoramento. Além disso, serão elaborados Protocolos Assistenciais Estaduais para Oncologia, visando aprimorar o acompanhamento dos serviços e garantir um cuidado abrangente e integral aos pacientes com câncer.

Cronogramas e Prazos

Para garantir a efetividade do plano, serão realizadas atualizações periódicas, levando em consideração modificações em outros planos em vigor. A responsabilidade pelo monitoramento e acompanhamento das propostas contidas no plano será realizada pela Gerência Executiva de Atenção à Saúde.

Com a implementação deste plano, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e as Secretarias Municipais de Saúde buscam fortalecer e ampliar a Rede de Serviços Oncológicos nas diversas regiões de saúde, proporcionando um cuidado abrangente e integral aos pacientes com câncer. Através de um planejamento estratégico e regulação única estadual, espera-se suprir as lacunas assistenciais e garantir melhorias significativas na qualidade de vida da população.


Relacionadas