TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
levantamento

Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no Nordeste, aponta IBGE

De acordo com os números, a Paraíba registrou um aumento de 8,7% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano anterior

Por Carlos Rocha Publicado em
Salao de beleza setor de servicos
Setor de serviços na Paraíba lidera crescimento no Nordeste, aponta IBGE

O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou um notável crescimento em janeiro deste ano, destacando-se como o Estado com o maior avanço na Região Nordeste, conforme apontam os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (15).

De acordo com os números, a Paraíba registrou um aumento de 8,7% em janeiro em comparação ao mesmo mês do ano anterior, superando significativamente a média nacional, que foi de 2,8%. Além disso, o índice paraibano também obteve um crescimento de 4,4% em relação a dezembro, liderando a taxa de crescimento entre os nove Estados do Nordeste.

Em termos de comparação com os demais estados brasileiros, a Paraíba alcançou o 6º maior crescimento entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, ficando atrás apenas do Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%), Roraima e Acre (5,1%) e Rondônia (4,6%). Enquanto isso, a taxa de crescimento do país foi de 0,7%.

No âmbito regional, a Paraíba também se destacou, liderando tanto o crescimento de janeiro sobre dezembro (4,4%) quanto o crescimento de janeiro deste ano sobre o ano anterior (8,7%). Outros Estados nordestinos que apresentaram crescimento expressivo foram Sergipe (6,2%), Piauí (6%) e Maranhão (5,3%), enquanto o Rio Grande do Norte foi o único a registrar queda (-3,6%).

Segundo o IBGE, o desempenho positivo do setor de serviços na Paraíba foi impulsionado principalmente pelas atividades de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes e outros serviços. A única atividade que apresentou queda foi a de serviços prestados às famílias, que recuou 2,7% em janeiro ante dezembro.

Ao comentar sobre o comportamento do segmento de informação e comunicação, o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, destacou o crescimento da receita das empresas que atuam com serviços audiovisuais, impulsionadas pelo aumento da demanda durante o período de férias.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento do setor de serviços do país e dos Estados, sendo uma ferramenta fundamental para analisar a conjuntura econômica e o desempenho dos diferentes segmentos que compõem esse setor.


Relacionadas