TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Grupo de Resgate Aeromédico

Jovem atropelado em Pilões é socorrido em estado grave para hospital de João Pessoa

O rapaz de 24 anos precisou ser transferido através do Grupo de Resgate Aeromédico estadual

Por Carlos Rocha Publicado em
Atropelado piloes resgate aereo trauma joao pessoa pb
Jovem atropelado em Pilões é socorrido em estado grave para hospital de João Pessoa (Foto: Secom-PB)

O Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame), em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social, através do Grupo Tático Aéreo (GTA), realizou uma transferência de urgência na tarde desta quarta-feira (6). Um paciente em estado grave foi vítima de atropelamento por moto. Ele foi deslocado do Hospital Regional de Guarabira para realizar tratamento no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Segundo o médico e coordenador do Grame, Elvio Lievert, o acidente ocorreu ainda pela manhã em Pilões, e o paciente, de 24 anos, foi levado para o Hospital Regional de Guarabira. O Grame foi solicitado via Central Estadual de Regulação e Centro Integrado de Operações, pois o paciente começou a apresentar sinais de gravidade no estado clínico. O helicóptero do GTA, em parceria com o Grame, realizou o voo de transferência.

Lievert destacou que, ao chegar em Guarabira, o paciente começou a apresentar sinais de rebaixamento de consciência, sofrendo um traumatismo crânio encefálico que exigia tratamento urgente no Hospital do Trauma de João Pessoa, referência para o agravo. A transferência ocorreu em parceria com o GTA, sem intercorrências, e a equipe conseguiu trazer o paciente em apenas 15 minutos.

O Grame atua na Paraíba desde 2021, transportando pacientes que necessitam de cuidados em outras unidades hospitalares, dentro ou fora do estado. Atualmente, o serviço estadual conta com duas aeronaves disponíveis, uma delas com autonomia de 4h30 de voo.

Em 2023, o serviço realizou mais de 423 horas de voo, totalizando mais de 106 mil km rodados, e um total de 124 transportes aeromédicos, além de 51 órgãos e/ou tecidos transportados.



Relacionadas