TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Combate ao mosquito

Aprenda a fazer uma armadilha para pegar o mosquito da dengue; veja passo a passo

Ovitrampas simulam o ambiente ideal para a procriação do Aedes aegypti

Por Juliana Alves Publicado em
Armadilha dengue 1
Ovitrampa é uma das ferramentas de combate ao Aedes aegypti (Foto: Reprodução/Secom-PB)

O aumento nas notificações de casos de dengue em 2024 tem acendido um alerta em todo o Brasil. Na Paraíba, somente neste ano, foram registrados 2.701 casos prováveis de arboviroses e três mortes confirmadas por dengue. Neste cenário, é importante combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Uma das ferramentas eficazes nesse combate é a ovitrampa, uma armadilha que simula o ambiente ideal para a procriação do Aedes aegypti, criando condições atrativas para as fêmeas depositarem seus ovos.

Como funciona?

A montagem de uma ovitrampa é relativamente simples. Consiste em um recipiente escuro com água e palhetas de madeira, que imita o ambiente propício à reprodução do Aedes aegypti.

Passo a passo

Em um vaso preto, prenda duas palheta de madeira (pode ser com grampo ou clip) e coloque água. Deixe a armadilha em um ponto estratégico e monitore.

É importante dizer que a palheta de madeira é essencial na eficácia da armadilha. Isso porque a presença dessa palheta facilita que as fêmeas do mosquito coloquem seus ovos.


Relacionadas