TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
no tiktok

Adolescente paraibano viraliza ao desvendar questões de matemática do ITA

Seus vídeos já ultrapassam a marca de 3,5 milhões de visualizações

Por Carlos Rocha Publicado em
Dicas do guga pb
Adolescente paraibano viraliza ao desvendar questões de matemática do ITA

Gustavo Viana, um adolescente de 14 anos, está conquistando as redes sociais ao resolver questões complexas de exatas em vídeos descontraídos e didáticos. Sob o título "Dicas do Guga", seus vídeos já ultrapassam a marca de 3,5 milhões de visualizações, cativando seguidores com sede de aprender.

O jovem, que é de Araçagi, uma pequena cidade no interior da Paraíba, monta seu estúdio improvisado em um quartinho e se põe a resolver problemas que deixariam muitos de cabelo em pé, como aqueles encontrados no vestibular do renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Com uma abordagem descontraída, repleta de gírias e expressões populares, Gustavo simplifica os desafios matemáticos, conquistando a admiração de seus seguidores. "O que me trouxe notoriedade foi a minha didática. Eu escolho a questão, vou interagindo com o telespectador e ensinando as pessoas com dificuldade em matemática", explica o jovem prodígio.

Nos comentários de seus vídeos, é possível encontrar uma legião de fãs agradecidos pela ajuda de Gustavo, além de admiradores impressionados com sua habilidade precoce. Sua inspiração vem de sua mãe, que faleceu em 2022 e também compartilhava vídeos educativos, porém na área de língua portuguesa. "Foi quem me estimulou. Aprendi a ver a educação como uma arma poderosa para o meu futuro", relata o adolescente.

Apesar de sua pouca idade, Gustavo demonstra uma aptidão excepcional para os estudos. Além de suas conquistas acadêmicas, como medalhas em olimpíadas de astronomia, ele se destaca como monitor voluntário em diversas disciplinas. Seu interesse por conteúdos avançados de exatas o levou a estudar por conta própria, visando seguir carreira na engenharia.

Enquanto se prepara para enfrentar desafios como o vestibular do ITA, Gustavo também encontra tempo para se dedicar a outro hobby: a construção de maquetes de parques temáticos. Com habilidade e criatividade, ele utiliza materiais recicláveis para criar projetos detalhados e funcionais, demonstrando seu potencial não apenas na academia, mas também na área de projeção e mecânica.

Para Gustavo, o céu não é o limite. Com determinação e paixão pelos estudos, ele vislumbra um futuro promissor, talvez até mesmo projetando foguetes em uma renomada instituição como o ITA. Enquanto isso, continua a inspirar e ensinar milhares de seguidores em suas redes sociais.


Relacionadas