TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
pastor péricles

Marcada audiência de instrução de Pastor Péricles, acusado de golpe na PB

A audiência está agendada para o próximo dia 13 de Março e acontecerá no Fórum de Mangabeira

Por Carlos Rocha Publicado em
Péricles Cardoso é acusado de aplicar golpe de R$ 2 milhões
Marcada audiência de instrução de Pastor Péricles, acusado de golpe na PB (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Foi marcada a audiência de instrução para o caso do pastor Péricles Cardoso, que é suspeito de aplicar um golpe milionário em fiéis aqui em João Pessoa. A audiência está agendada para o próximo dia 13 de Março e acontecerá no Fórum de Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa.

O pastor Péricles, que está preso, é investigado por supostos golpes aplicados em fiéis da igreja que ele comandava no bairro Mangabeira. Essa audiência de instrução é a primeira etapa do processo, podendo haver outras posteriormente.

Durante a audiência, serão ouvidas as vítimas e testemunhas tanto da defesa quanto da acusação, de forma presencial no Fórum de Mangabeira.

O pastor Péricles se apresentou após um período foragido e foi encaminhado para o presídio especial no bairro Valentina Figueiredo posteriormente, a pedido da defesa, foi encaminhado ao presídio do Róger, onde permanece atualmente.

A Justiça da Paraíba manteve em dezembro de 2023 a prisão do religioso, suspeito de aplicar golpes financeiros contra a igreja Assembleia de Deus e fieis, em João Pessoa.

Investigado por crimes contra o patrimônio, apropriação indébita e estelionato, Péricles Cardoso de Melo teria lucrado cerca de R$ 2 milhões.

De acordo com a Polícia Civil, o religioso utilizava o poder de convencimento, da fé religiosa e respeito dos fiéis para solicitar ajuda financeira para a compra e reforma de uma casa para a igreja. A prática ocorreu por pelo menos dois anos. Ele pedia dinheiro emprestado e utilizava cartões de crédito dos fiéis, mas com esses valores fazia pagamentos de dívidas pessoais.

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) afirma que os “irmãos” da igreja não sabiam entre si desses pedidos de ajuda, pois tudo era feito em sigilo. Em depoimento, as vítimas mencionaram que o pastor também se passava por um homem “muito bondoso”, ajudando financeiramente os fiéis da igreja, pagando contas deles com o dinheiro particular, mas, no entanto, ele utilizava o dinheiro que havia recebido dos congregados para fazer a “obra na igreja”.

A esposa de Péricles Cardoso é suspeita de participar do esquema criminoso. Alegando problemas de saúde, ela não se apresentou à saúde e é considerada foragida.


Relacionadas