TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
semiárido

Paraíba terá monitoramento e ações de combate à desertificação

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmou parceria com os tribunais de contas estaduais

Por Carlos Rocha Publicado em
Whats App Image 2024 02 15 at 17 59 43 1
Paraíba terá monitoramento e ações de combate à desertificação (Foto: Divulgação)

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmou parceria com os tribunais de contas estaduais para monitorar e implementar ações de combate à desertificação na região do semiárido. A decisão foi tomada durante a apresentação dos resultados da Auditoria Operacional Regional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido, realizada pelas equipes técnicas das cortes da Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, Fernando Catão, destacou a importância da atuação coordenada do governo nesse tema e ressaltou que a Sudene é o órgão mais indicado para liderar esses esforços. Os levantamentos realizados apontaram deficiências na implementação das políticas de combate à desertificação, incluindo problemas de governança, monitoramento e ausência de medidas específicas para agricultura familiar e tecnologias hídricas.

O conselheiro Carlos Neves, do Tribunal de Contas de Pernambuco, enfatizou a necessidade de uma postura mais pragmática por parte dos estados para transformar propostas em ações concretas. Ele ressaltou que é essencial uma atuação coordenada entre estados e a federação, e destacou o papel crucial da Sudene nesse processo.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, afirmou que o combate à desertificação deve se tornar uma agenda de estado e anunciou medidas concretas para enfrentar esse desafio. Ele mencionou o apoio aos estados na atualização de planos de combate à desertificação, a instalação de comissões de acompanhamento e monitoramento, e o auxílio na elaboração de projetos para captação de recursos.

Além dos representantes da Sudene e dos tribunais de contas, o evento contou com a presença do diretor de planejamento da Sudene, Álvaro Ribeiro, e do conselheiro do TCE-PE, Ranilson Ramos, juntamente com técnicos das instituições envolvidas.


Relacionadas