TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em João Pessoa

Segue grave idoso socorrido após afogamento no Bessa

Ele deu entrada no hospital de emergência e trauma no final da manhã desta sexta-feira (9)

Por Carlos Rocha Publicado em
TRAUMA JOAO PESSOA3
Segue grave idoso socorrido após afogamento na Praia do Bessa

Um idoso de 65 anos deu entrada no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa na manhã desta sexta-feira (9), vítima de afogamento. Segundo informações do hospital, o paciente deu entrada às 11h30, conduzido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele passou por procedimentos médicos de emergência e seu quadro clínico é considerado grave, conforme o último boletim divulgado no final da tarde.

O afogamento aconteceu no mesmo dia em que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou uma exposição de materiais, viaturas e embarcações, com o intuito de conscientizar a população e prevenir óbitos por afogamento. "Há 5 anos que não registramos óbito por afogamento nos locais monitorados pelo CBMPB no Carnaval e estamos empenhados para continuar esse trabalho", destacou o Corpo de Bombeiros.

Apesar do histórico positivo de um longo período sem ocorrências de óbitos por afogamentos em áreas monitoradas durante o carnaval, é crucial manter o alerta para a prevenção de acidentes dessa natureza.

Cenário Nacional de Afogamentos

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático revelam que o Brasil registra uma média de 15 mortes por afogamento por dia, totalizando aproximadamente 5.475 óbitos anuais. Homens são mais afetados, com uma média de 6,4 vezes mais mortes do que mulheres. A faixa etária mais vulnerável é antes dos 29 anos, representando 45% das mortes por afogamento.

O levantamento também destaca que, diariamente, uma criança morre afogada em casa, sendo que 55% das mortes na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em residências. O verão, de dezembro a março, concentra 45% dos casos, ressaltando a importância da atenção redobrada nesse período.

Embora a mortalidade por afogamento tenha reduzido 47% em 26 anos (1995-2021), os dados ressaltam a necessidade contínua de conscientização, especialmente em áreas sem a presença de guarda-vidas.

Prevenção e Conscientização

A prática de atividades aquáticas deve ser realizada com responsabilidade e respeito aos limites individuais, visando a segurança de todos. A atuação eficaz de guarda-vidas e a conscientização sobre os riscos são essenciais para a prevenção de tragédias durante o período de carnaval e ao longo do ano.


Relacionadas