TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Investigações continuam

O que ainda é mistério sobre o desaparecimento de Ana Sophia?

Polícia Civil afirma que Tiago Fontes matou e ocultou cadáver de menina, mas família ainda aguarda respostas sobre o caso

Por Juliana Alves Publicado em
Ana Sophia, de 8 anos, desapareceu no dia 4 de julho
Ana Sophia, de 8 anos, desapareceu no dia 4 de julho (Foto: Reprodução/Redes sociais)

A Polícia Civil divulgou que o caso Ana Sophia foi elucidado, mas algumas respostas ainda não foram dadas pelas equipes de investigação. Nesta publicação, o Portal T5 reúne o que já se sabe e o que ainda é mistério sobre o desaparecimento da menina.

Ana Sophia está morta?

A Polícia Civil afirma que sim. No mês de setembro, a instituição já apontava que existiam "indícios de assassinato e ocultação do corpo". Nesta terça-feira (14), o delegado Aldrovilli Grisi deu a morte da menina como certa. No entanto, mesmo após diversas buscas na região de Bananeiras, nenhum vestígio dela foi encontrado.

"É com muita responsabilidade que podemos afirmar que Tiago Fontes matou Ana Sophia. Não existem condições de ela estar desaparecida. Ana Sophia morreu, mas o corpo está ocultado", disse o delegado.

Buscas por Ana Sophia vão continuar?

Sim. Nesta terça-feira (14), o tenente-coronel Paiva Neto, do Corpo de Bombeiros, disse que buscas serão realizadas em áreas próximas ao local onde o corpo de Tiago foi encontrado para saber se o corpo de Ana Sophia também está na região. "O Corpo de Bombeiros só vai descansar quando a ocorrência terminar", assegurou.

Tiago Fontes cometeu o crime?

A Polícia Civil afirma que sim. Para as autoridades que investigam o caso, não existem dúvidas da autoria do assassinato de Ana Sophia. De acordo com o delegado Aldrovilli Grisi, Tiago Fontes “quase confessou” o crime.

“Por três vezes, ele falou para mim que tinha acabado com a vida dele e queria falar. Um momento que chamou muita atenção foi quando ele disse: Eu não tenho o corpo”, revelou.

Como Ana Sophia morreu?

Como o corpo não foi encontrado e Tiago Fontes não chegou a confessar o crime, não se sabe qual método o suspeito teria usado para matar a criança.

Quando Ana Sophia morreu?

A Polícia Civil acredita que a menina tenha sido morta no mesmo dia em que desapareceu, 4 de julho. O crime teria sido cometido dentro da casa de Tiago Fontes. Já ocultação do cadáver teria ocorrido no dia seguinte.

"No dia 5, ele não faz seu trajeto rotineiro. Ele vai trabalhar, com a menina já morta dentro do carro, e sai antes do horário. Ele 'ganha' uma hora e meia e nesse tempo ele se desfaz do corpo", apontou Aldrovilli Grisi.

Quais as motivações do suspeito?

A Polícia Civil considera a possibilidade de o crime ter motivação sexual. Perícia no celular do suspeito mostrou que Tiago Fontes fez pesquisas na internet sobre casos de crianças que foram estupradas e mortas.

“Eu me lembro bem de quando, na delegacia, ele olhou para mim e disse que estava com problema de impotência. Eu perguntei por que ele estava me contando aquilo e ele disse: Se o senhor está me acusando, só poderia haver uma motivação: sexual. E eu estou falando para o senhor que eu estou impotente. Ou seja, ele tentou antecipar um álibi”

Houve cúmplices?

A Polícia Civil diz que não. “Acreditamos que não existe segredo guardado a dois, então trata-se de um suspeito único. A esposa de Tiago e a babá contratada pela família são inocentes. Elas não sabiam de nada”, cravou Aldrovilli Grisi.

Família cobra esclarecimentos

A mãe de Ana Sophia, dona Maria do Socorro, cobrou respostas da polícia. “Não encontraram minha filha nem morta nem viva. Como está elucidado esse caso? Eu peço a justiça de Deus e da terra”, desabafou, em entrevista à TV Tambaú.

O pai de Ana Sophia, seu João, também reclamou da falta de informações sobre o paradeiro da menina. "A gente quer justiça. Se esse corpo for dele, vão fazer o enterro. Mas e o da menina? Esse caso não pode acabar. Temos que ter notícias dela. Queremos saber onde ela está, o que aconteceu. A gente pede que a família de Tiago também peça por justiça para Ana Sophia", disse.

O que diz a defesa de Tiago Fontes?

O advogado Marcus Alânio sempre negou a possibilidade de qualquer envolvimento de Tiago Fontes com o desaparecimento de Ana Sophia. Em setembro, quando o suspeito foi visto com vida pela última vez em Solânea, a defesa falou que Tiago poderia ter tido um surto psicótico.

Em entrevista à TV Tambaú, Marcus Alânio criticou a forma como as investigações foram conduzidas. Para ele, Tiago sofreu "julgamento público" e "condenação prematura". O advogado revelou que pretende buscar uma declaração de inocência de Tiago e indenização pela repercussão do caso.

"Iremos conversar com familiares e orientá-los a buscar do Estado uma declaração de inocência de Tiago. Houve uma prematura condenação, um julgamento público em virtude de afirmações que foram feitas em nome do Estado. Vamos buscar uma reparação do Estado, não para enriquecimento de quem quer que seja, mas para que o Estado pedagogicamente saiba que não pode macular vidas, não pode destruir famílias", disse Marcus Alânio.

Entenda o caso

Ana Sophia desapareceu no dia 4 de julho, no distrito de Roma, Zona Rural de Bananeiras. Imagens de circuito de segurança mostram a criança andando pela região. Ela foi até a casa de uma amiga, mas não demorou muito por lá. Na volta para casa, a menina desapareceu. Buscas foram realizadas em casas, açudes e matas do município, mas nenhum vestígio da menina foi encontrado.

No início de setembro, Tiago Fontes, marido da diretora da escola onde Ana Sophia estudava, foi alvo de um mandado de busca e apreensão. Aparelhos eletrônicos, livros e um carro foram apreendidos na casa dele. Tiago chegou a prestar depoimento à polícia, mas foi liberado.

Tiago foi visto com vida pela última vez no dia 11 de setembro, caminhando por ruas da cidade de Solânea. Parte do trajeto foi registrado por câmeras de segurança. A partir disso, familiares e advogados de defesa passam a considerar Tiago desaparecido.

Inicialmente, a Polícia Civil hesitou em chamar Tiago Fontes de suspeito. A confirmação de um mandado de prisão em aberto e a divulgação do status de foragido só veio no dia 22 de setembro. Na ocasião, autoridades revelaram que a menina foi vista pela última vez entrando na casa dele e que havia indícios de assassinato da criança e a ocultação do corpo.

Autoridades não tinham pistas do paradeiro de Tiago até a última sexta-feira (10), quando um corpo do sexo masculino foi achado por um agricultor em uma mata na Zona Rural de Bananeiras. O cadáver, que estava em avançado estado de decomposição, passou por perícia no Instituto de Polícia Científica (IPC) em Guarabira. A confirmação da identidade do corpo só veio nesta terça-feira (14), após divulgação do laudo da análise de impressões digitais.


Relacionadas