TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
119 municípios

TCE-PB faz auditoria para avaliar Unidades Básicas de Saúde no estado

Operação visa fiscalizar UBS em 119 municípios

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
TCE PB FISCALIZACAO

Começou, nesta terça-feira (21), uma auditoria coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que visa avaliar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em 119 municípios paraibanos. Nas unidades selecionadas para fiscalização trabalham 3.405 profissionais.

Estão envolvidos diretamente na operação 85 profissionais, entre auditores de controle externo e técnicos de contas públicas. Sendo 78 desses, encarregados pela inspeção das unidades, distribuídos em 39 equipes. Eles vão avaliar a qualidade dos serviços prestados à população e a utilização eficiente dos recursos públicos em 153 Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas nesses municípios.

Todas as cidades selecionadas terão uma unidade de saúde visitada, com exceção de João Pessoa que serão fiscalizadas (10), Campina Grande (10), Patos (5), Cabedelo (5), Bayeux (5) e Santa Rita (5). A ação é a terceira do tipo realizada pelo TCE-PB em 2023 e está prevista no Plano Anual de Auditoria do corrente ano.

De acordo com o presidente do TCE-PB, conselheiro Nominando Diniz, o objetivo da ação é avaliar as unidades de saúde básica selecionadas no tocante a itens relacionados à infraestrutura, profissionais da saúde, disponibilidade e controle de medicamentos, atendimento ao público e tratamento e destinação de resíduos hospitalares.

“A auditoria é para apontar os problemas e mostrar as soluções que podem ser acatadas pelos gestores para a melhoria do atendimento à população. “A Auditoria Coordenada contribui para o aprimoramento e a transparência da gestão pública”, destacou.


Relacionadas