TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
previsão

Dois órgãos alertam para chuvas intensas no Litoral da PB nesta quinta (29)

A previsão é que nesta quinta-feira (29) há grandes chances de muita chuva na Grande João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
Dia amanheceu com muita chuva na capital paraibana
Dia amanheceu com muita chuva na capital paraibana (Foto: Arquivo Portal T5)

O Litoral paraibano está sob alerta de fortes chuvas, com dois alertas de órgãos de monitoramento. Um dos avisos é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já o outro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que nesta quinta-feira (29) há grandes chances de muita chuva na Grande João Pessoa.

O Cemaden, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu um alerta para a Paraíba nesta quinta-feira (29), devido à previsão de eventos geo-hidrológicos. O estado está sob a possibilidade de enfrentar chuvas intensas na faixa litorânea, o que pode resultar em alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

O alerta abrange não apenas a Paraíba, mas também os estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, quanto aos riscos de inundações e alagamentos. Já em relação à parte geológica, o destaque é para a Paraíba e Pernambuco, onde a quantidade de chuvas pode ocasionar deslizamentos de terra.

Além disso, o Inmet emitiu um alerta laranja para João Pessoa e outros 44 municípios da região da Mata e Agreste Paraibano. Segundo o Inmet, há previsão de acumulado de chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia até as 10h de amanhã. Com isso, existe um risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, principalmente em áreas de risco.

Diante dessas previsões preocupantes, é importante que a população esteja atenta aos comunicados e orientações dos órgãos competentes, como a Defesa Civil e as autoridades locais. É fundamental adotar medidas preventivas e precauções para garantir a segurança e o bem-estar de todos, evitando áreas de risco e buscando abrigos seguros em caso de necessidade.

As equipes de monitoramento e resgate estão preparadas para atuar em casos de emergência, mas a colaboração e o cuidado de cada indivíduo são fundamentais para minimizar os impactos desses eventos naturais. Acompanhe as atualizações dos órgãos responsáveis e esteja preparado para agir de acordo com as orientações fornecidas.

De acordo com as autoridades, a prevenção e a informação são as melhores formas de enfrentar situações de risco. Em caso de ocorrência, a população de João Pessoa deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Em caso de árvores que apresentem risco de tombamento, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83)9-8645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E para casos mais urgentes é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia – 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios.

Caso a população precise do auxílio de agentes de mobilidade da Semob-JP, as equipes seguem de plantão, entre 6h e 0h, podendo ser acionadas através de mensagens pelo WhatsApp 83 98760-2134.


Relacionadas