TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
microempreendedor

MEI supera 7 vezes índice de micro e pequenas empresas na Paraíba

Os municípios com maior número de MEIs são João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux

Por Carlos Rocha Publicado em
João Pessoa oferta 60 vagas para curso de Microempreendedor Individual
João Pessoa oferta 60 vagas para curso de Microempreendedor Individual (Foto: Reprodução)

O cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) tem facilitado o sonho de ser o próprio patrão e ter um negócio. Na Paraíba, há 167 mil registros de MEIs, sete vezes mais do que a quantidade de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte juntas. Os municípios com maior número de MEIs são João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos e Bayeux.

Outro destaque da quantidade de pessoas que atuam como MEIs no estado é a distribuição por municípios. Conforme o Sebrae/PB, 16 localidades possuem mais de mil habitantes registrados nessa modalidade empresarial. Encabeçam o topo desse ranking os municípios de João Pessoa (56.962 cadastros), Campina Grande (24.055 cadastros), Santa Rita (5.997 cadastros), Patos (5.671 cadastros) e Bayeux (4.480 cadastros).

Jacy Vianna, gerente da agência Sebrae/PB em Guarabira, destaca a importância dos MEIs para a economia dos municípios e contribuição para o desenvolvimento do estado.

“Tomando como base essas empresas legalizadas, é fato que o MEI  exerce forte impacto na economia, seja na geração de empregos, no aumento de renda, acesso ao crédito. Mas também tem uma forte contribuição no social, na redução das disparidades sociais e conquistas de montar seu próprio negócio. Negócio esse que ajuda a melhorar as condições de vida de suas famílias e da sociedade”, reforça a gerente.

Um exemplo citado por Jacy Viana é a atuação dos empreendedores que são MEIs na região do brejo paraibano, sobretudo nos setores de comércio, serviços e turismo. “Dentre as principais atividades escolhidas no setor do comércio estão minimercados, confecções e acessórios. Já com relação aos serviços estão estabelecimentos de beleza e oficinas mecânicas. No turismo destacamos o artesanato e as mídias”, revela.

Viana ainda elenca a busca pela formalização e acesso aos benefícios fiscais e previdenciários que o MEI proporciona como atrativos para que os profissionais autônomos e empreendedores optarem pelo programa.

“O MEI é uma pessoa que trabalha por conta própria e que ao se formalizar ele conquista uma série de benefícios para facilitar a sua jornada empreendedora. É um tipo de empresa simples que se ajusta muito bem às necessidades de quem atua de forma autônoma”, lembra Jacy Viana. É importante frisar que todo o apoio oferecido pelo Sebrae/PB, instituições financeiras e outros parceiros são fundamentais também para que esses MEIs pudessem permanecer no mercado e contribuir para a economia local e regional”, acrescenta.


Ranking dos municípios com maior número de MEIs:

João Pessoa: 56.962 
Campina Grande: 24.055 
Santa Rita 5.997 
Patos 5.671
Bayeux 4.480 
Cabedelo 3.595 
Guarabira 2.806 
Cajazeiras 2.426 
Sousa 2.128
Mamanguape 1.824
Queimadas 1.713
Sapé 1.398
Solânea 1.265
Monteiro 1.126 
Conde: 1.015 
Esperança: 1.569

Fonte: Sebrae/PB



Relacionadas