TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
central única das favelas

Esquenta Viva Usina arrecada quase 1 tonelada de alimentos para a Cufa

Durante dois dias de evento, a Usina Cultural Energisa abriu suas portas para iniciar as comemorações de 20 anos

Por Carlos Rocha Publicado em
Esquenta Viva Usina arrecada quase uma tonelada de alimentos para a Cufa
Esquenta Viva Usina arrecada quase uma tonelada de alimentos para a Cufa (Foto: Divulgação)

O Esquenta Viva Usina reuniu 3.250 pessoas e arrecadou quase uma tonelada de alimentos para a Central Única das Favelas (Cufa) distribuir nas comunidades carentes de João Pessoa.

Durante dois dias de evento, a Usina Cultural Energisa abriu suas portas para iniciar as comemorações de 20 anos de funcionamento do equipamento. Além disso, uma parceria com a Cufa viabilizou a doação 1 kg de alimentos por parte do público transformando o Esquenta Viva Usina em um verdadeiro ato de solidariedade.

Os shows também foram um espetáculo à parte. Luana Flores com as mestras Ana do Coco e Vó Mera e a banda Funkeria trouxeram o protagonismo feminino para o evento no sábado.

O domingo ficou por conta da irreverência. Primeiro pela família Los Iranzi, que levou muita palhaçaria e alegria para todos os públicos no Palco Bonde. E para fechar com chave de ouro a dupla Juzé e Lukete se juntou ao grupo paraibano Os Gonzagas para fechar o Esquenta Viva Usina com chave de ouro e muito forró.

Artes visuais

O lançamento do graffiti do artista plástico Tha Arruda também ocorreu dentro da programação, assim como a abertura de uma exposição de artes plásticas, na Galeria Alexandre Filho, com o acervo da Usina Energisa. Sob a curadoria de Dyógenes Chaves, curador e proponente do projeto Usina Artes Visuais traz obras de artistas paraibanos renomados e outros com destaque nacional no cenário das artes plásticas.

Viva Usina

O projeto Viva Usina vem como celebração dos 20 anos da Energisa em João Pessoa, através de ocupação cultural no com artistas de toda a Paraíba entre julho e novembro. A iniciativa vai gerar 1.600 empregos diretos, com um impacto econômico de R$ 3 milhões e público estimado de 45 mil pessoas.

As propostas podem ser enviadas até o dia 31 deste mês através do site www.vivausina.com. As inscrições para os mestres e mestras da cultura popular também podem ser feitas através de Whatsapp, no número (83) 99686-0512.

A análise das propostas ocorre de 1 até 18 de junho e o anúncio dos vencedores sai no dia 19. Um júri composto por agentes culturais de diversas regiões do estado nas áreas que o edital contempla vai analisar os projetos. No total, 142 propostas serão escolhidas.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.


Relacionadas