TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Vacinas

Cerca de 800 mil paraibanos não tomaram a dose de reforço contra Covid-19

Números preocupam a secretaria de Saúde, que monitora aumento de casos, internações e mortes em outros países.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Doses de vacinas contra Covid-19
Doses de vacinas contra Covid-19 (Imagem: Reprodução / Redes Sociais)

Estatísticas que alarmam. A secretaria de Saúde da Paraíba, por meio de Geraldo Medeiros – titular da pasta, afirmou que cerca de 800 mil paraibanos e paraibanas não receberam a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19. O número, segundo o gestor, é preocupante em razão do aumento no número de casos, internações e mortes monitorados em países da Europa e Ásia.

“Temos que focar neste momento na dose de reforço. Temos 800 mil paraibanos e paraibanas que ainda não se dirigiram às salas de vacinação para receber a dose de reforço. É essa população acima de 70 ano, com doenças associadas, que estarão nos nossos leitos de UTI em razão do declínio no número de anticorpos após seis meses da terceira dose. Daí a importância da quarta dose”, afirmou.

Geraldo ainda lembrou que há um aumento médio de 30% da situação na Itália, Reino Unido, China e Honk Kong. “A pandemia ainda não acabou”, alertou.

21% de ocupação nos leitos do Sertão

Com baixos índices de ocupação dos leitos de UTI na Grande João Pessoa (12%) e Campina Grande (9%), as atenções voltam-se ao Sertão da Paraíba, que tem 21% de ocupação nas unidades de saúde. O secretário, contudo, disse que a variação trata-se de um processo esperado.

“Essas oscilações são normais. Esperamos que as pessoas acima de 70 anos retornem às nossas salas de vacinação para receberem a dose de reforço. Elas, nesse momento, após quatro a seis meses depois da terceira dose estão fragilizadas. As que não receberam a terceira dose estão vulneráveis a ir a leitos de UTI”, finalizou.



Relacionadas