TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Imunização

João Pessoa tem 25% de crianças vacinadas contra a Covid-19

Mais de 72 mil crianças são esperadas para imunização na capital paraibana.

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Joao pessoa paraiba vacina campanha1
(Foto: Secom-PMJP/Divulgação)

A vacinação contra a Covid-19 atingiu 18.193 crianças em João Pessoa, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha para o público infantil na capital paraibana iniciou no dia 16 de janeiro e tem objetivo de imunizar 72.412 maiores de 5 anos. Até esta segunda-feira (7), 25% da população desta faixa etária foi vacinada na cidade.

Na Paraíba, a Secretaria de Saúde divulgou que 3,92% da população entre 5 e 11 anos foi imunizada. A meta de 345.045 menores no estado atingiu 13.531 crianças até agora.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, atribui o baixo número à subnotificação. “Pelo quantitativo de doses que já foram distribuídas, acreditamos que o número de crianças vacinadas seja maior e que alguns municípios ainda não registraram em sistema todas as doses aplicadas”.

A subnotificação provoca divergência em dados no Portal da Transparência e no SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Vacinação). “Para vacinação dos adultos e adolescentes, todo processo foi informatizado, pelo site e aplicativo ‘Vacina JP’, o que otimiza e da celeridade na consolidação dos números e transferência de informação para plataforma utilizada pelo Ministério da Saúde. No caso das crianças, além de muitas não possuírem o documento de CPF, para garantir a assistência decidimos fazer pelo Cartão SUS e de forma manual, basta procurar um posto de vacina sem agendamentos. Desta forma também requer mais tempo para inserir no sistema”, explicou o coordenador da vacinação Fernando Virgolino.

Para Geraldo, os municípios devem criar estratégias que facilitem o acesso da população à vacina. "Fazendo a busca ativa dos cidadãos com doses em atraso, seja com ampliação do horário de oferta das doses ou criação de postos de vacinação mais acessíveis".

Os índices abaixo do esperado também aparecem na média nacional. O Brasil tem menos de 20% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas. O índice é inferior a 4 milhões de doses aplicadas.

Sem riscos - A médica infectologista Marcela Santos, que trabalha na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, destacou a importância da vacinação para as crianças. Segundo ela, os testes comprovam que a imunização não gera riscos para a saúde dos pequenos.

Não há nenhuma contraindicação para a vacinação de crianças. Todos os testes que foram realizados comprovam que a imunização deste público é segura. Mesmo que os números mostrem que as crianças não adoeçam tanto, é de suma importância que elas também completem o ciclo vacinal”, explicou a médica.

Vacinação – Para as crianças tomarem a vacina não é necessário agendamento, basta apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência. Veja os pontos de vacinação disponíveis em João Pessoa.

Queiroga no Senado

A demora para início da vacinação é uma das motivações da nova convocação de Marcelo Queiroga para depor no Senado. O paraibano deve ainda responder sobre a nota técnica elaborada pela pasta que atribuía maior segurança à hidroxicloroquina que às vacinas no tratamento da Covid, o que contraria evidências científicas.

Veja mais:


Relacionadas