TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Coronavac

Vacinação: oito cidades da PB são monitoradas após irregularidades

Acompanhamento é realizado, incluindo a apuração de denúncias

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Prefeito de Pombal é investigado por furar fila da vacinação
Prefeito de Pombal é investigado por furar fila da vacinação (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pombal)

Pelo menos oito municípios paraibanos já possuem procedimentos administrativos instaurados pelo Ministério Público para acompanhar o processo de imunização contra a Covid-19. Os imunizantes chegaram ao estado nesta semana e diversas denúncias de pessoas sem direito à vacina, mas que receberam a aplicação, já foram registradas.

Até o momento, os promotores fazem acompanhamento da vacinação de uma forma geral, incluindo, apuração de denúncias, cumprimento do calendário e dos critérios para os grupos prioritários. Os municípios são: Bayeux, Campina Grande, São Bento, Paulista, Pombal, Solânea, Arara e Casserengue.

Um documento foi endereçado aos promotores estaduais para que adotem as providências necessárias para garantir o cumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e das normatizações expedidas pelo Ministério da Saúde. Veja o documento

O eventual desvio de vacinas e utilização das doses em desconformidade com o Programa Nacional de Imunização foi colocado em pauta em uma reunião nessa quarta-feira (20), em João Pessoa. Desde o início da vacinação, casos de pessoas sem direito, mas que receberam a vacina foram registrados em municípios paraibanos. Os órgãos ministeriais entendem que o desvio de vacinas e a utilização das doses, em desconformidade com o plano de vacinação, pode configurar ato de improbidade administrativa e crime, cabendo à população registrar manifestações perante os Ministérios Públicos, caso tenham notícia de algum caso de irregularidade.

“Cometi algum crime? Vou ser preso por isso?”, questiona prefeito que será investigado por furar fila da vacina

Outra preocupação foi a segurança das doses da vacina Coronavac. As ampolas já foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos, mas autoridades judiciais e de saúde firmaram um acordo que permite o armazenamento das vacinas nas gerências regionais de saúde, nas cidades que a administração acredite que não há condições de garantir a proteção em seus estabelecimentos. Nesses casos, os insumos serão retirados diariamente pelas gestões municipais. Veja a reportagem

Como denunciar 

A população que se sentir prejudicada sobre possíveis casos de quem esteja furando fila pode procurar o Ministério Público. As denúncias podem ser feitas por e-mail: [email protected]; por telefone (83) 2107.6150 e pelo site, através do preenchimento de formulário eletrônico.

Nos municípios o MPPB também recebe denúncias nas promotorias específicas. Veja a promotoria da sua cidade

Leia também:

+ Ex-BBB assume defesa de Duda Reis contra Nego do Borel

+ Participantes do BBB21 multiplicam seguidores no Instagram; veja

+ Incêndio afeta fábrica de vacinas indiana

+ Warley Silva é anunciado como treinador do Nacional de Patos

+ Bandidos matam homem durante tentativa de assalto a posto de gasolina

+ Casa da Cidadania de Jaguaribe volta a funcionar; veja detalhes

+ Secretaria de Saúde sugere cancelamento do ponto facultativo no Carnaval

+ Nova variante do coronavírus é investigada na Paraíba

+ Segurança de doses da vacina na Paraíba preocupa autoridades

+ Dos 17 amazonenses internados no HU, 3 estão em UTI

Envie sua mensagem para o Portal T5. Adicione nosso número no WhatsApp: (83) 9 9619-2096

Siga o Portal T5 no Facebook, Instagram e Twitter!


Relacionadas