TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
planejamento

Colégio Vila proporciona aos alunos planejamento exclusivo e individual com foco nos resultados do Enem

Simulados, plataformas de IA e ambientes de estudo projetados são diferenciais

Por Carlos Rocha Publicado em
Whats App Image 2024 01 15 at 16 49 02

O Colégio Vila foi comprovado pelo MEC como a melhor escola de João Pessoa em redação no Enem 2022, obtendo a média geral de 876,9 pontos. Essa conquista reafirmou o compromisso da rede de ensino com os alunos e a educação, impulsionando a cada ano e a cada inovação as estratégias de ensino voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste contexto, o diretor pedagógico do Colégio Vila, Ribamar Monteiro, elencou os principais diferenciais que potencializam o desempenho e os resultados dos estudantes.

Simulados personalizados

Fundamentais para o processo de aprendizagem, os simulados realizados na rede de ensino são analisados estatisticamente por meio da compilação de dados. No Colégio Vila, os alunos têm acesso a gráficos de evolução, que mostram o desempenho individual desde o primeiro simulado realizado pelo estudante. Na mesma plataforma, o aluno do ensino médio consegue revisar quantas vezes forem necessárias as questões de maior peso e dúvidas, bem como as demais questões que já estão sob domínio dele.

Toda a dinâmica da plataforma funciona por meio de inteligência artificial, que analisa os dados e indica ao aluno quais questões e temas precisam de mais atenção. Além disso, as ferramentas aplicadas no Colégio Vila também explicam passo a passo cada questão, trazendo a explicação das respostas corretas e os motivos pelos quais as demais estão erradas. Desta forma, no próximo simulado, ou mesmo na prova do Enem, o estudante tem até 99% de probabilidade de acerto com aquele tipo de pergunta. E para fortalecer ainda mais o aprendizado, a correção de cada questão está disponibilizada em formatos de texto e vídeo.

Nota máxima nas competências da redação

O Enem possui cinco competências a serem apresentadas ao longo da redação, são elas: domínio da norma culta, compreensão do tema proposto, organização das ideias, coesão e coerência e proposta de intervenção.

Para desenvolver essas habilidades, o Colégio Vila investe em oficinas de redação, que também contam com plataformas de ensino para apontar aos alunos como é possível aperfeiçoar a construção dos textos e atingir a nota máxima no dia do Enem. Pelo menos duas redações são produzidas por semana em sala de aula. A primeira delas com acompanhamento do professor, que realiza a correção individual ainda em sala de aula, apontando melhorias e indicando acertos.

Em um segundo momento, a redação é feita na plataforma Vila, que faz uma análise utilizando a inteligência artificial treinada para simular os profissionais do INEP, órgão responsável pelas provas do Enem. O sistema disponibiliza um tema por semana, abrangendo cotidiano, história, cultura e demais temáticas que são referência nas edições do exame.

Assim que o aluno envia a redação, o sistema faz uma análise de cada uma das competências e orienta os devidos ajustes para alcançar os 200 pontos em cada competência. O sistema ainda permite que o aluno visualize todas as redações produzidas por ele, revisite os temas e assista aos vídeos que explicam cada contexto do tema escolhido.

IA mostra se aluno seria aprovado no ENEM

Os resultados oficiais da prova do Enem levam dois meses para serem divulgados, mas com as ferramentas do Colégio Vila, o aluno consegue visualizar se seria ou não aprovado na edição anterior. Como é possível ter essa base? Através da nota do último simulado realizado, a plataforma compila os dados e faz a análise de todos os cursos em todas as universidades do Brasil, indicando a partir da nota em qual curso e em qual universidade o aluno estaria aprovado. É possível escolher três cursos por vez para realizar essa simulação. Nesse momento também é possível saber em qual nível o aluno está em comparação com seus concorrentes para o curso escolhido.

Orientação completa para os estudos

O aluno Vila recebe toda a orientação para ter um melhor rendimento e aproveitamento nos estudos. Para isso, o Colégio oferece suporte por meio de plataformas adaptativas que combinam conteúdo com tecnologia, incluindo videoaulas, podcasts e animações. E como um ambiente de estudos adequado é fundamental, todos os alunos do Colégio Vila têm acesso a cabines de estudos, espaços projetados exclusivamente para aqueles que priorizam silêncio, tranquilidade e organização na hora de estudar, sem distrações que tirem o foco. Monitores também estão à disposição para tirar dúvidas e ajudar em algum exercício.

Sobre o Colégio Vila

Há 10 anos sendo inspiração para a vida toda, a rede de ensino do Colégio Vila conta com três unidades: Vila Bessa, Vila Tambaú e Vila Sul (Bancários). As matrículas estão abertas e atendem desde o ensino infantil até o ensino médio, acompanhando toda a jornada educacional de seu filho baseada em valores cristãos e inovação.


Relacionadas