TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Colégio Vila chega ao Bessa com proposta inovadora e alta performance para o ensino médio

Plataformas de inteligência artificial potencializam resultados dos alunos

Por Andrezza Castro Publicado em
Unidade Vila Bessa Fachada

Estudar em escolas tradicionais sempre foi o desejo dos pais para os filhos, mas para os filhos, o que vale mesmo é o colégio que proporciona inovação e tecnologia aliados à metodologia e abordagens criativas. Funcionalidades aprimoradas a cada avanço digital para inserir cada vez mais os estudantes ao mundo globalizado.

Com passos à frente, a rede de ensino do Colégio Vila, em João Pessoa, oferece um plano de voo aos alunos, que desde o ensino infantil são preparados para crescerem e serem felizes. Já no ensino médio, a experiência tem se tornado cada vez mais única e consolidada através de um laboratório de descobertas, onde a inteligência artificial se funde com o talento humano para criar um ambiente de aprendizado dinâmico e eficiente.

Simulados

Para preparar os estudantes para um dos maiores desafios desta fase educacional, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Colégio Vila realiza a aplicação de simulados com questões calibradas e validadas, estilo fiel ao Enem. Os resultados dos alunos são analisados através de plataformas que possuem inteligência artificial, que mostram ao estudante o que é necessário melhorar e quais questões já estão sob o controle do aluno.

O diretor de ensino da rede, Prof. Ribamar Monteiro, explica que no Colégio Vila é aplicada e orientada a forma correta de analisar os resultados após os simulados. “Oferecemos aos nossos alunos plataformas que, através de gráficos, mostram passo a passo a evolução que eles vêm conquistando. A revisão das provas/simulados, com base em inteligência artificial e análise de dados, se faz imprescindível para um plano pedagógico de alta performance”.

As ferramentas destacam também as questões as quais o aluno sente mais dificuldade ou sinaliza que basta ter um pouco mais de atenção, bem como revela onde ele tem se saído bem. “Além da inteligência artificial, temos os nossos professores como grandes aliados, pois eles também apoiam os alunos nessa jornada esclarecendo dúvidas e trazendo explicações proveitosas tanto quanto a IA. Esses pontos identificados permitem o progresso dos alunos e refletem diretamente na nota final do Enem”, pontua o diretor.

Redação

Ainda para o Enem, o Colégio Vila realiza o programa ‘Oficina de Redação’ em que os professores fazem as correções em duas etapas, a primeira delas ainda em sala de aula de forma individual. Os alunos também podem revisar e analisar os textos produzidos na plataforma digital da escola que tem em seu sistema um mecanismo para simular os profissionais do INEP - órgão responsável pela prova.

“Para a correção das redações também contamos com os recursos da inovação tecnológica analisando as cinco competências que o texto deve ter: domínio da língua portuguesa, estrutura do texto dissertativo-argumentativo, seleção de ideias e argumento crítico, além de mecanismos linguísticos e proposta de intervenção. Para alcançarmos a ‘Redação Nota Mil’ realizamos duas oficinas de redação por semana”, explica Ribamar Monteiro.

Muito mais que as notas

Toda a preparação dos alunos do ensino médio é acompanhada por um corpo de profissionais multidisciplinares que, especialmente no contexto da preparação para o Enem, proporciona uma série de benefícios aos alunos como uma visão integrada do conhecimento, apoio especializado, acesso a estratégias integradas, orientação vocacional, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e ambiente de aprendizado enriquecido.

“Proporcionar aos pais e alunos uma equipe multidisciplinar no Colégio Vila demonstra que não estamos preocupados apenas com os resultados acadêmicos, mas também com os elementos tradicionais que os pais buscam no sentido de acolhimento para o desenvolvimento integral de cada estudante. Essa é uma marca do Colégio Vila e que sempre caminhará junto à inovação e tecnologia”, reforça o diretor Ribamar Monteiro.

Serviço:

A terceira unidade do Colégio Vila já chegou ao Bessa e está com matrículas abertas: saiba mais.

Entre no site www.vilacolegio.com.br e conheça os outros diferenciais da rede de ensino que possui três unidades: Unidade Bessa, Unidade Tambaú e Unidade Sul (Bancários).

Relacionadas