TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
protocolo

HIV/AIDS: novo remédio promete melhorar a adesão ao tratamento

O Ministério da Saúde publicou um novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Manejo da Infecção pelo HIV

Por Carlos Rocha Publicado em
HIV/AIDS: novo medicamento promete melhorar a adesão ao tratamento
HIV/AIDS: novo medicamento promete melhorar a adesão ao tratamento (Foto: Divulgação/Semsa)

O Ministério da Saúde publicou um novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Manejo da Infecção pelo HIV, após um intervalo de cinco anos sem revisões. Este protocolo fornece orientações importantes para profissionais de saúde em relação ao HIV, tratando desde a prevenção da transmissão até o tratamento e qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus.

Uma das principais novidades deste protocolo é o reconhecimento do conceito de que pessoas com carga viral indetectável não transmitem o HIV por via sexual. A ciência tem reforçado essa ideia ao longo das duas últimas décadas, demonstrando que o tratamento antirretroviral eficaz previne a transmissão do vírus. Portanto, quando a carga viral é indetectável, o HIV não é transmitido durante relações sexuais.

O protocolo também traz outras inovações essenciais para o cuidado e a conscientização no tratamento do HIV, incluindo a recomendação de que o tratamento antirretroviral seja iniciado no mesmo dia ou, no máximo, até sete dias após o diagnóstico. Além disso, a identificação precoce da tuberculose e a utilização de testes rápidos para diagnóstico em pessoas com doença avançada são enfatizadas, devido ao alto risco de desenvolver tuberculose entre pessoas com HIV ou aids.

Previsão da pasta é de que droga de dose única, chamada comercialmente de Dovato, seja distribuída aos estados até dezembro. — Foto: Fiocruz

Outra atualização importante é a inclusão da "terapia dupla", que consiste na administração de um comprimido único e diário composto por lamivudina e dolutegravir. Esta terapia representa um avanço significativo, oferecendo mais facilidade e praticidade no tratamento para pessoas que vivem com o vírus. Com a possibilidade de uma dose diária e a opção de tomá-la com ou sem alimentos, espera-se que essa abordagem melhore a adesão dos pacientes ao tratamento.

Além disso, o Ministério da Saúde está prestes a disponibilizar um novo medicamento chamado Dovato, que é uma combinação dos antirretrovirais dolutegravir e lamivudina em um único comprimido. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2021, o Dovato simplifica a terapia para pessoas vivendo com HIV, proporcionando mais facilidade e praticidade no tratamento.

Leia também:


Relacionadas