TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
coroa britânica

Confira como será a coroação do Rei Charles III neste sábado (6)

Charles III será coroado ao lado de sua esposa, a rainha consorte Camilla

Por Carlos Rocha Publicado em
Rei charles III
(The Royal Family/Twitter (2022))

A coroação do rei Charles III, que assumiu o trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado, será realizada neste sábado (6) em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster, em Londres. Charles III será coroado ao lado de sua esposa, a rainha consorte Camilla, em um serviço profundamente religioso celebrado pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana, a igreja oficial da Inglaterra. A cerimônia, com cerca de 2.000 convidados, contará com membros da realeza, representantes da comunidade britânica, celebridades e políticos de alto escalão.

A procissão do rei e da rainha consorte começará às 6h30, e eles serão levados na carruagem "Diamond Jubilee State Coach". A distância entre o Palácio e a Abadia é de cerca de 1 quilômetro, mas Charles III e Camilla farão um trajeto de pouco mais de 2 quilômetros, saindo pelo portão central de Buckingham, seguindo pela tradicional avenida The Mall, passando pelo Admiralty Arch e descendo pela Parliament Street. A expectativa é de que a procissão chegue à Abadia de Westminster às 6h53.

Os quatro elementos centrais da cerimônia são: o reconhecimento, o juramento, a unção, a investidura, a coroação e a homenagem. O reconhecimento é o momento no qual o monarca fica no teatro da Abadia e se apresenta ao povo. Em seguida, o rei faz o juramento – um voto de que irá governar de acordo com a lei, exercer a justiça com misericórdia e manter a Igreja da Inglaterra. Ele fará o juramento com sua mão sobre a “Bíblia da Coroação”, que foi encomendada especialmente para a cerimônia e será apresentada pelo arcebispo da Cantuária. A unção do monarca nas mãos, peito e cabeça com óleo sagrado pelo arcebispo é outro momento importante da cerimônia.

As comemorações acontecerão ao longo do fim de semana, mas a coroação em si será o evento principal. O público poderá assistir à procissão do rei e da rainha consorte nas ruas de Londres, embora o acesso ao local da cerimônia esteja restrito apenas a convidados.


Relacionadas