TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Bom momento

Confiança dos pequenos negócios atinge maior patamar desde 2013, no Brasil

Melhoria do mercado de trabalho e desaceleração dos preços contribuíram para o resultado

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Pequenos negocios
(Agência Brasil)

Os donos de pequenos negócios voltaram a apresentar aumento de confiança na economia brasileira. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) apresentou, em agosto, um incremento de 2,7 pontos e atingiu a melhor pontuação registrada desde novembro de 2013: 100,6 pontos.

O resultado foi influenciado pela melhora do comércio, que registrou crescimento de 5,4 pontos. O setor de Serviços, apesar do resultado positivo de 0,5 ponto no mês, tem dado sinais de perda de fôlego nos últimos meses com a confiança acomodada nos 100 pontos, mostrando uma ligeira desaceleração. A Indústria de Transformação, por sua vez, caiu pelo segundo mês consecutivo, em agosto, 1,4 ponto.

"Em agosto, a confiança das micro e pequenas empresas retornou para a trajetória de recuperação iniciada em fevereiro. Superar a marca dos 100 pontos indica uma expectativa de melhoria da economia e boas perspectivas do comércio. Ajudaram nesse resultado os recursos disponibilizados pelo governo, a melhoria do mercado de trabalho e a desaceleração dos preços", diz o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Veja mais:


Relacionadas