TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Crimes cibernéticos

Criminosos utilizam novo golpe no Whatsapp que promete cupom de R$50 no McDonald's

Em apenas cinco dias, informações sigilosas foram roubados de milhares de pessoas.

Por Redação Publicado em
Whatsapp mensagens

A cada semana os criminosos cibernéticos criam novas formas de enganar suas vítimas e conseguirem dados sigilosos como senhas e dados bancários. E um dos golpes mais comuns, hoje em dia, são os falsos links no Whatsapp, vinculada a marcas famosas, prometendo supostos prêmios.

O mais novo golpe que está circulando no mensageiro, aqui no Brasil, se apropriou, desta vez, de uma das maiores cadeias de fast-food do mundo: o McDonald's. Nas mensagens que estão circulando, há cerca de 5 dias, segundo a empresa de segurança digital PSafe, as vítimas devem responder e compartilhar um link de um questionário o qual promete um cupom no valor de R$50.

O golpe foi identificado pelo laboratório dfndr, da PSafe, que descobriu malware nos sites direcionados, com pedidos de downloads e propagandas, após as pessoas responderem o tal questionário. Ainda de acordo com o laboratório, os criminosos conseguiram, em apenas cinco dias, obter informações sigilosas de milhares de pessoas.

As dicas para não cair neste tipo de golpe são as mesmas:

  • Desconfiar de descontos ou promoções exageradas.
  • Cheque informações sobre promoções e prêmios em outros endereços digitais oficiais da marca relacionada.
  • Não compartilhe nem abra links duvidosos.
  • Denuncie qualquer suspeita de golpe envolvendo links usando, por exemplo, a ferramenta de denúncia do próprio Whatsapp para este fim.

Relacionadas