TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
coletes amarelos

Manifestantes também criticaram doações milionárias à Notre-Dame com citações como "mas e os pobres?".

Esta foi 23ª manifestação consecutiva do movimento gilets jaunes, (coletes amarelos) pelas ruas de Paris e de outras cidades da França.

Por Redação Publicado em
Coletes amarelos

Simpatizantes do movimento gilets jaunes, (coletes amarelos), tomaram as ruas de Paris e de outras cidades da França para mais um protesto neste sábado (20). Desta vez, eles deram um ultimato ao presidente francês, Emmanuel Macron.

Esta foi a 23ª manifestação consecutiva do movimento, que desde o fim de 2018 tem sido um dos obstáculos para o governo francês. Manifestantes também criticaram doações milionárias à Notre-Dame com citações como "mas e os pobres?".

 Emmanuel Macron deveria ter feito o anúncio de uma série de reformas econômicas e sociais na última segunda-feira (15), mas teve de adiar devido ao incêndio na catedral, ocorrido na mesma data.

As autoridades francesas prepararam um esquema de segurança para o protesto, com 60 mil agentes em todo o país, sendo cinco mil somente na capital. Estações de metrô foram fechadas e várias áreas de Paris foram isoladas, como a Avenida Champs-Élysées.

Os coletes amarelos realizaram quatro cortejos pela capital, sob um grande clima de tensão que levou a confrontos entre manifestantes e policiais. Alguns dos manifestantes e black blocs colocaram fogo em canteiros, saquearam lojas e danificaram automóveis.

Dezenas de scooters foram incendiadas na região da Place de la Republique e do boulevard Richard Lenoir. Em resposta, os policiais lançaram bombas de efeito moral. Ao menos 126 pessoas foram presas na capital francesa.


Relacionadas