TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
437 anos

Beleza naturais consolidam João Pessoa como a capital das corridas de rua

Aos 437 anos, capital paraibana coleciona apaixonados pelo esporte.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Leilane durante participação em prova de corrida
Leilane durante participação em prova de corrida (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

A cidade onde o sol tem pressa para se exibir respira progresso e modernização sem deixar de lado qualidade de vida. Em João Pessoa, mesmo com todo alvoroço do cotidiano, muita gente encontra calmaria na velocidade. Mas, não é uma simples calmaria. Na capital onde a corrida de rua é uma das paixões, tranquilidade tem som de passadas largas, compasso.

Aos 437 anos, este pedaço de chão coleciona apaixonados, como é o caso da Leilane Navarro. De metro em metro, a publicitária, de 36 anos, venceu o sedentarismo e acompanhou com olhos bem abertos as provocações e efeitos da relação entre a cidade e a corrida de rua.

“Nossa cidade tem crescido bastante, a orla, parques e praças estão melhorando, cada vez mais, sua infraestrutura, incentivando ainda mais a prática de atividades físicas. Do nascer ao pôr do sol, é possível encontrar pessoas correndo, caminhando, pedalando pela nossa cidade”, afirmou.

AA corrida de rua é uma das paixões do público paraibano | Foto: Reprodução / Secom-JP

Leilane atualmente integra um grupo de corredores tradicionais na cidade. Os benefícios com a prática da atividade física, segundo ele, vão além, são como um autodesafio.

“Além de todos os benefícios que toda e qualquer atividade física nos proporciona, na corrida nós enfrentamos a nós mesmos. Não se trata só de passe, de pódio, de ‘RP’, estamos ali enfrentando nossos limites, nossas dificuldades, dando o melhor de nós”, concluiu.

Leilane durante participação em grupo em prova na orla da cidade | Foto: Arquivo Pessoal

A paixão pelas corridas iniciou em 2018. Foi após o convite dos amigos do trabalho que completou seus primeiros 5km. “Naquela oportunidade eu só queria terminar viva, pois era sedentária e nunca tinha corrido nem 200m na vida”, brincou. “Na corrida, você não precisa de nada, além de força de vontade e um tênis. Aceitei o convite e fui lá, enfrentar esse desafio. E, concluir a prova, num tempo até bom, para uma pessoa sedentária, foi maravilhoso”, exclamou.

Para Leilane, praticar a atividade física na cidade que tem no coração foi sinônimo de “amor à primeira corrida”. Segundo ela, as características físicas do município fazem toda diferença: “Somos muito privilegiados, temos os melhores percursos, quase sempre planos, e com a vista para o mar. Isso é maravilhoso”.

“De lá pra cá, esse amor só cresce. Toda corrida que aparece em João Pessoa, eu tento participar. Chamo meus amigos, familiares, conhecidos, todo mundo”.

Considerada popularmente como a ‘capital das corridas’, a cidade é beneficiada com estes eventos, que também movimentam o chamado turismo esportivo. A prática subsidia um aporte de destaque com relação a ocupação da rede hoteleira em períodos de grandes eventos - como a maratona Internacional de João Pessoa que será realizada no próximo domingo (7). O evento integra a programação em alusão aos 437 anos da cidade e deve reunir cerca de 4 mil corredores em percursos de 5km, 10km, 21km e 42km.


Relacionadas