TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Aniversário da cidade

De CAC à Ponte Preta: relembre as casas de festas que já bombaram em João Pessoa

Capital paraibana já teve casas noturnas de grande sucesso.

Por Carlos Rocha Publicado em
Imagens da entrada do CAC do Rangel em noite de funcionamento do clube
Imagens da entrada do CAC do Rangel em noite de funcionamento do clube (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

Toda cidade tem suas peculiaridades, seus personagens e atrativos. Com João Pessoa não é diferente! Um dos elementos que chamam a atenção em um lugar é a movimentação durante à noite.

A capital paraibana já teve casas noturnas de grande sucesso. Algumas mais populares e que podem ser reconhecidas pela geração atual; outras, somente os que se jogaram nos embalos de sábado à noite nos anos 1970 e 1980 vão reconhecer.

Uma das mais famosas estava localizada no bairro do Rangel, na capital. Quem mora na cidade e nunca ouviu a vinheta "O CAC faz você dançar e se apaixonar"? Esse ambiente reunia multidões para dançar ao som do forró, do brega, do funk, e dos mais variados ritmos.

O Fantástico Clube, no bairro de Mangabeira, onde hoje funciona o Centro Cultural Tenente Lucena, também foi um dos points da região. Assim como o Estação Forró, que depois passou a ser chamado de 'Swingueira das Estrelas'. O local funcionava na Avenida Hilton Souto Maior, mesma via que hoje está instalado o shopping do bairro.

Outra opção para os apaixonados por noitada era a Ponte Preta, ou também chamada de PP. Essa casa noturna funcionava no bairro de Mandacaru. Após o acúmulo de dívidas o local foi fechado. Atualmente, onde funcionava a Ponte Preta, foi construída uma grande casa de shows.

O Clube Cabo Branco, no Miramar, e Clube Astrea, no Tambiá, também já foram cenário de muitos bailes, eventos, ou os chamados "assustados".

Mais para o lado da orla da capital, na região do Hotel Tambaú, algumas baladinhas com nomes bem sugestivos garantiam o rolê do pessoense no passado. A princípio havia ali a 'Barraca do Pau Mole', que inspirou outro estabelecimento, ao lado, a 'Barraca do Pau Duro'. Os estabelecimentos ficavam na região do Largo da Gameleira.

Para arrematar, foi inaugurado o 'Bar da Xoxota', situado em Tambaú, ele era gerenciado por duas mulheres lésbicas que apoiavam e incentivavam a presença de grupos e pessoas LGBTQIA+ de João Pessoa. Algum tempo depois, surgiu o saudoso 'Bar do Meu Cacete'.

Não importa o nome, a época ou o local, João Pessoa sempre foi uma cidade que abraça. Seja daqui ou de fora, quem procura diversão e alegria na cidade onde o sol nasce primeiro, vai ter história para contar.


Relacionadas