TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Contra o Botafogo-PB

Pelé: gol 999 do Rei do Futebol foi marcado em João Pessoa

Rei do Futebol atuou em João Pessoa na entrega de faixas do bicampeonato paraibano do Botafogo-PB, em 1969

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Pele Material
(Foto: Centro de Memória do Santos / Divulgação)

Um jogo comemorativo trouxe Pelé para pisar e atuar nos gramados de João Pessoa, em 1969. Foi nessa oportunidade que a Paraíba entrou na história do Rei do Futebol. Em amistoso contra o Botafogo-PB, o atleta do século marcou o gol de 999 de uma carreira majestosa.

O dia era 14 de novembro de 1969. O palco que recebeu Pelé foi o estádio Olímpico, hoje conhecido como Vila Olímpica Parahyba. A vinda dele e do Santos, para o confronto contra o Belo, partiu, na verdade, de um convite feito pelo governo da Paraíba, àquela época. Os bicampeões da América foram os convidados mais que especiais para a entrega das faixas ao clube pessoense, que havia sido bicampeão estadual há um mês.

Quando a bola rolou, Pelé tinha 998 gols anotados na carreira. E a oportunidade de chegar ainda mais perto do milésimo gol apareceu após um pênalti que foi marcado pelo árbitro da partida. O Rei não quis cobrar, tentou passar o bastão da responsabilidade para outro companheiro de time, mas foi convencido por Carlos Alberto Torres, parceiro de Santos, de seleção brasileira e capitão do tricampeonato do Brasil, para ir à cobrança.

Convencido a bater, Pelé foi para a bola, deslocou o goleiro Lula e marcou o gol que fechou a vitória santista sobre o Botafogo-PB por 3 a 0. Depois disso, um fato inusitado aconteceu. O goleiro Jairzão, do clube praiano, se machucou e o Rei do Futebol, a pedido do treinador Antoninho, foi atuar como arqueiro, debaixo das traves, guardando o milésimo gol para capítulos reservados para um futuro próximo.

O milésimo e inesquecível gol de Pelé aconteceu também de pênalti, cinco dias depois, no Maracanã, num confronto contra o Vasco.

Veja mais:


Relacionadas