TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
renálida carvalho

Pastora do pix: controvérsia entre vida de luxo e pedidos de doações

O apelido "Pastora do Pix" surgiu devido à prática de Renálida desafiar seus seguidores a realizar transferências financeiras

Por Carlos Rocha Publicado em
Renalida Carvalho
(Foto: Reprodução/ Instagram)

Nos últimos dias, a autodeclarada pastora Renálida Lima, de 39 anos, tem sido alvo de intensas críticas devido à combinação peculiar de seu estilo de vida luxuoso e pedidos frequentes de doações online, utilizando a plataforma Pix. Com mais de três milhões de seguidores no Instagram, a pastora não só compartilha conteúdos ligados à religião, mas também exibe sua vida repleta de viagens, roupas de grife, joias e procedimentos estéticos. Ela foi destaque em uma matéria do portal UOL.

Desafio do Pix e Críticas Teológicas

O apelido "Pastora do Pix" surgiu devido à prática de Renálida desafiar seus seguidores a realizar transferências financeiras por meio do Pix, utilizando como chave tanto seu CPF quanto o de seu ex-marido, e mais recentemente, o CNPJ de sua igreja, a Comunidade Profética Atos 2. Durante suas transmissões ao vivo, a pastora propõe votos financeiros, chegando a sugerir valores específicos, como no caso do desafio de R$ 7.

O estilo de vida extravagante da pastora gerou uma onda de críticas nas redes sociais, sendo apelidada de "Gretchen gospel", "profeta sensual", "Jezabel gospel" e, principalmente, "pastora do Pix". Além disso, surgiram evidências de que a participação nos cultos ministrados por Renálida envolvia a cobrança de ingressos.

O conflito foi além das redes sociais e ganhou os tribunais. O pastor Anderson Silva, líder do movimento "Machonaria" em Brasília, foi processado por Renálida após chamá-la de "estelionatária da fé". Durante a audiência judicial, Anderson argumentou que a pastora representa uma geração de falsos sacerdotes, enquanto a defesa de Renálida busca uma indenização de R$ 15 mil.

Aglomerações durante a Pandemia e Polêmicas Pessoais

Durante a pandemia, a igreja de Renálida foi interditada pela vigilância sanitária de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, por aglomeração e descumprimento das medidas de segurança. Após a proibição, a pastora convocou os fiéis para um culto na praia, transmitido ao vivo em seu Instagram.

Renálida, anteriormente casada com o empresário Renan Carvalho, enfrentou polêmicas pessoais, incluindo rumores de um suposto caso extraconjugal com o baterista de sua banda, Wesley Santiago. O casamento de 13 anos chegou ao fim em janeiro de 2023, e agora a pastora está casada com Wesley.

Raízes Antes da Fama e Análise Teológica

Antes da fama nas redes sociais, Renálida e Renan participavam da Igreja Missionária Unidos do Brasil, onde ela era tratada como missionária. Hoje, seu estilo de vida extravagante e pedidos de doações geram questionamentos sobre a essência do Evangelho, segundo o teólogo Milton Paulo.

A disputa entre a "Pastora do Pix" e o pastor Anderson Silva é caracterizada como um "show de horrores" pelo teólogo, destacando as controvérsias e polêmicas em torno do nome de Renálida e questionando a autenticidade do Evangelho nesse contexto.

A reportagem do portal UOL alega que tentou entrar em contato com a pastora, mas não obteve retorno.


Relacionadas