TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
luto nas artes

Morre o ator, dublador e humorista paraibano José Santa Cruz

O artista tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia

Por Redação Publicado em
Jose santa cruz
Santinha era natural do município de Picuí, na Paraíba (Foto: Tatá Barreto/Globo)

O ator, dublador, radialista e humorista paraibano José Santa Cruz morreu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. O artista tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia.

Natural do município de Picuí, na Paraíba, José começou sua carreira artística aos 18 anos, substituindo um amigo em uma rádio. Sua estreia na televisão ocorreu em 1960, na inauguração da TV Clube. Em 1963 foi para a TV Tupi e na mesma época começou a atuar como dublador. Chegou na TV Globo em 1971.

Como dublador, emprestou sua voz para o personagem Dino, pai da ‘Família Dinossauros’, Magneto nos filmes e desenhos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter, J.Jameson nos filmes do Homem Aranha, do ator Danny DeVito na maioria de seus filmes, entre outros.

José Santa Cruz deixa a esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz, todos falecidos, além de cinco netos e quatro bisnetos.

O velório de Santinha, como era carinhosamente chamado pelos amigos e companheiros de profissão, acontece neste sábado (27), no Cemitério da Penitência, em Botafogo, no Rio de Janeiro.



Relacionadas