TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
No Brasil

Quando é o Dia das Mães em 2024? Veja data

Criação do Dia das Mães é atribuída à americana Anna Jarvis, desde o início do século XX

Por SBT News Publicado em
Dia das maes governo federal
Dia das Mães cai em que data de 2024? Veja

O Dia das Mães é comemorado tradicionalmente no segundo domingo de maio. Em 2024, a data está marcada para o dia 12 de maio.

A criação da comemoração é atribuída à americana Anna Jarvis. A ideia surgiu após a morte da mãe dela, Ann Reeves Jarvis, em 1905. Três anos após a morte, Jarvis organizou a primeira celebração oficial do Dia das Mães, como lembra a historiadora Katharine Antolini na obra "Memorializing Motherhood: Anna Jarvis and the Struggle for Control of Mother's Day Volume 15" (sem tradução em português), que retoma a concepção da comemoração.

O ex-presidente americano Woodrow Wilson reconheceu a data em 1914 e, desde então, ela é celebrada nos Estados Unidos no segundo domingo de maio. Como aponta Antolini, Jarvis chegou a reivindicar a propriedade intelectual do Dia das Mães, por não concordar que ele tivesse apelo comercial. "Mesmo que Anna nunca quisesse que o dia fosse comercial, logo isso aconteceu. Portanto, a indústria floral, a indústria de cartões comemorativos e a indústria de doces merecem parte do crédito pela promoção do dia", descreve a historiadora.

No Brasil, a data não é considerada feriado pelo governo brasileiro.


Relacionadas