TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
decisão

STJ decide que Robinho deve cumprir pena no Brasil por estupro na Itália

Segundo a decisão, assim que o processo de homologação encerrar sua tramitação no STJ, Robinho deve ser preso em Santos, onde mora

Por Carlos Rocha Publicado em
Robinho jogador
STJ decide que Robinho deve cumprir pena no Brasil por estupro na Itália

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta-feira (20), por 9 a 2, que Robson de Souza, conhecido como ex-jogador de futebol Robinho, deve cumprir no Brasil a pena de nove anos de prisão pelo crime de estupro coletivo ao qual foi condenado na Itália.

Segundo a decisão, assim que o processo de homologação encerrar sua tramitação no STJ, Robinho deve ser preso em Santos, onde mora. O ex-jogador ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de um habeas corpus ou de um recurso extraordinário.

O relator do caso, ministro Francisco Falcão, afirmou que não há impedimento constitucional ou legal para a homologação da transferência da pena solicitada pela Justiça italiana. Para ele, como a Constituição não permite a extradição de brasileiro nato, a transferência da pena se faz necessária para evitar a impunidade.

A decisão recebeu o apoio de outros ministros do STJ, que destacaram que o Brasil não pode ser refúgio para criminosos. No entanto, os ministros não examinaram as provas e o mérito da decisão da Justiça italiana, mas julgaram se foram preenchidos todos os requisitos legais para que a pena de prisão seja cumprida no Brasil.

O crime ocorreu em uma boate de Milão em 2013, e a condenação de Robinho foi confirmada em três instâncias na Itália. Agora, com a decisão do STJ, ele deve enfrentar as consequências de seus atos em solo brasileiro. A defesa de Robinho argumentou contra a homologação da sentença estrangeira, mas o relator e a Procuradoria-Geral da República defenderam a transferência de pena como forma de evitar a impunidade.


Relacionadas