TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Campanha de vacinação contra a Dengue é prevista para Fevereiro

O Ministério da Saúde anunciou que irá priorizar a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos

Por Carlos Rocha Publicado em
Vacinas da dengue chegam ao Brasil
Vacinas da dengue chegam ao Brasil (Foto: Divulgação/Fiocruz)

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Saúde anunciou que irá priorizar a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com a vacina contra a dengue. A campanha está prevista para começar em fevereiro deste ano, sendo o Brasil o primeiro país a oferecer o imunizante na rede pública. Contudo, a quantidade limitada de doses representa um desafio para a execução eficaz do programa.

O país deve receber até 6 milhões de vacinas em 2024. Com a aplicação em duas doses, no máximo 3 milhões de pessoas poderão ser vacinadas ao longo do ano. A definição sobre a faixa etária e grupo prioritários, bem como a quantidade de doses a serem distribuídas, será tomada na próxima semana, durante uma reunião marcada para quinta-feira (25).

"De 6 a 16 anos é uma faixa etária que vamos priorizar. Dentro dessa faixa, vamos decidir qual grupo será prioritário. Tem a discussão de dentro desse grupo quem hospitaliza mais. Não avançaremos fora deste grupo." - afirmou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A vacina em questão, denominada Qdenga, foi desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2023 e foi incorporada ao PNI.

A quantidade de doses disponíveis é uma preocupação, visto que a Takeda poderia entregar cerca de 5 milhões de doses entre fevereiro e novembro, insuficiente para atender toda a população, considerando a necessidade de duas doses por pessoa. O Ministério da Saúde está em tratativas para receber doações, podendo elevar o total de doses para 6 milhões.

A decisão sobre a distribuição e aplicação da vacina será discutida na próxima semana durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do ministério, governos estaduais e municipais.

Perguntas Frequentes sobre a Qdenga:

O que é a Qdenga e como ela age? A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Aprovada pela Anvisa em março de 2023, a vacina contém vírus vivos atenuados da dengue, induzindo respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus.

Quem pode se vacinar com a Qdenga? A Anvisa recomenda a Qdenga para pessoas de 4 a 60 anos. Não há estudos sobre a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos. Podem se vacinar tanto aqueles que já tiveram dengue quanto os que nunca foram infectados, excluindo-se pessoas alérgicas a componentes, com sistema imunológico comprometido, condição imunossupressora, gestantes e lactantes.

A Qdenga será gratuita? Após sua aprovação, a Qdenga, anteriormente disponível em clínicas particulares, agora integra o PNI, possibilitando sua aplicação gratuita pelo SUS.

A Qdenga tem efeitos colaterais? Estudos clínicos mostraram reações leves a moderadas, como dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local de injeção, mal-estar, fraqueza e febre. Tais reações não contraindicam o uso correto do imunizante.

Diferenças entre Qdenga e Dengvaxia: As principais divergências entre a Qdenga e a Dengvaxia, a única vacina contra a dengue disponível anteriormente, incluem o público-alvo, faixa etária e número de doses aplicadas. Enquanto a Dengvaxia é indicada para quem já teve a doença, entre 9 e 45 anos, e requer três doses, a Qdenga pode ser aplicada em quem nunca teve a dengue, entre 4 e 60 anos, com duas doses.


Relacionadas