TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
GERAL

Alagoas registra o maior número de acidentes causados por animais peçonhentos em todo o país

O estado foi o segundo do Nordeste em 2018 com maior número de acidentes, perdendo apenas para Pernambuco.

Por Redação Publicado em
Foto Google Imagens
Foto: Google Imagens Foto: Google Imagens

O Ministério da Saúde (MS) divulgou dados que apontaram que Alagoas tem a maior média do país quando se fala em acidentes causados por animais peçonhentos. Além disso, o estado foi o segundo do Nordeste em 2018 com maior número de acidentes, perdendo apenas para Pernambuco.

De acordo com o MS, os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil são: serpentes, escorpiões, aranhas, mariposas, abelhas, formigas, besouros, lacraias, peixes ou águas-vivas e caravelas.

Em Alagoas, conforme os dados foram registrados 8.412 acidentes em 2016; 10.317 em 2017 e 11.482 em 2018.

Do Nordeste, o estado apareceu em segundo lugar, perdendo apenas para Pernambuco que em 2018 registrou 22.454 acidentes. Já com relação a incidência por 100 mil habitantes, Alagoas aparece como o maior do país.

O MS diz que os acidentes por animais peçonhentos, especialmente os acidentes ofídicos (por serpentes) , foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem, na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais.

“Além disso, devido ao alto número de notificações, esse agravo (acidentes por animais peçonhentos) foi incluído na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, ou seja, todos os casos devem ser notificados ao Governo Federal imediatamente após a confirmação. A medida ajuda a traçar estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente”, diz um trecho da nota do MS.

Caso alguém seja vítima de um animal peçonhentos, na lista que consta no site do Ministério da Saúde há os hospitais do estado que realizam atendimento com soroterapia. Clique aqui e confira.


Relacionadas