TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
hospital de emergência

Após denúncia de déficit, MPT pede cronograma de concurso público ao Trauma

De acordo com o Conselho de Enfermagem Hospital de Trauma de João Pessoa tem déficit de quase 200 de profissionais

Por Carlos Rocha Publicado em
Criança que teve caneta cravada no pescoço está fora de perigo e chamou pela mãe
Criança que teve caneta cravada no pescoço está fora de perigo e chamou pela mãe (Foto: Reprodução)

Após a denúncia realizada pelos Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), no dia 25 de novembro, sobre um déficit de 191 profissionais de enfermagem no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) deu um prazo de 10 dias à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que ela apresente um cronograma para a realização de concurso público. O certame deve ser realizado em até 12 meses, com prazo máximo até novembro de 2023.

De acordo com o Coren-PB, que apontou a necessidade de 72 novos enfermeiros e 119 técnicos de enfermagem na unidade de saúde, profissionais do hospital sofrem sobrecarga durante a jornada de trabalho.

“A fiscalização do Coren-PB identificou um déficit de profissionais de enfermagem no Hospital de Emergência e Trauma que estava sendo suprido por horas extras resultando na sobrecarrega dos enfermeiros e técnicos de enfermagem”, declarou a chefe de fiscalização do Coren-PB, Graziela Cahu.

Uma audiência foi realizada na Sede do MPT-PB, com a presença do Coren-PB, que realizou inspeção na unidade hospitalar.

“A não concordância do Estado em realizar o concurso público implicará no imediato ajuizamento de ação civil pública”, decide o MPT-PB, após audiência realizada no último dia 23, presidida pelo procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda.

Durante a audiência, com representantes da SES e do Hospital de Trauma, foi determinado também que, até a realização do concurso público, deve-se limitar o máximo de 4 plantões extras/mês, considerando-se individualmente enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital.

O Portal T5 entrou em contato com a assessoria de imprensa da SES-PB, mas até a publicação desta matéria não teve resposta. De acordo com uma nota enviada no dia 25 de novembro, a pasta "se comprometeu a apresentar ao MPT um cronograma para a realização de seleção de pessoal a ser realizada até novembro de 2023". No comunicado, a SES disse que "ainda não há definição sobre data da realização, número de vagas ou modalidade da contratação". 

Nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma que, em audiência com o Ministério Público do Trabalho sobre o dimensionamento das equipes de enfermagem, se comprometeu a apresentar ao MPT um cronograma para a realização de seleção de pessoal a ser realizada até novembro de 2023. Assim, ainda não há definição sobre data da realização, número de vagas ou modalidade da contratação. 

A SES reafirma o compromisso com a saúde da população e a qualidade dos serviços prestados em sua rede hospitalar composta por 34 hospitais e 4 UPAs, distribuídas em todas as regiões do estado.


Relacionadas