TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
BBB21

Você sabe o que é TDAH? Entenda o transtorno que Fiuk revelou ter

O cantor revelou o diagnóstico durante uma conversa com Projota

Por Juliana Alves Publicado em
Fiuk bbb
(Reprodução/GloboPlay)

Na última terça-feira (26) o cantor e ator Fiuk - confinado no BBB21 - revelou, em conversa com o rapper Projota o diagnótico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), também conhecido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) na fase infantil. Fiuk disse ainda que por causa da condição, foi vítima de bullying.

"Fui crescendo e quis saber o que era isso que eu tenho, fui ficando inquieto. Será que minha cabeça é limitada? Não era uma coisa positiva na escola, os moleques acabavam comigo. Eu não conseguia ser amigo de ninguém. As meninas sempre ficavam com dó, mas até a minha pré-adolescência foi brabo. Quando eu li, conheci o que era DDA", contou.

Mas você sabe o que é o TDAH?

Para entender melhor sobre o Transtono, o Portal T5 conversou com a psicóloga Ana Paula Macêdo. De acordo com ela, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade "costuma aparecer mais frequentemente na infância, com a manifestação de comportamentos onde predominam a desatenção, hiperatividade e impulsividade em um grau inconsistente com o desenvolvimento".

Segundo Ana Paula, o perfil de uma pessoa que tem TDAH pode ser "muito heterogêneo devido os sintomas aparecem e o grau de comprometimento neuropsicológico" e que por vezes isso pode dificultar a identificação correta do transtorno. Ela ressalta que, para identificar corretamente o Transtorno, "é preciso que haja um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade e que esses sinais estejam presentes antes dos 12 anos de idade, causando prejuízo em dois ou mais ambientes que o individuo se relaciona", pontuou.

Sobre o diagnóstico do TDAH, a psicóloga Ana Paula Macêdo destaca que ele é "essencialmente clínico". E, segundo ela, "feito por uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, psiquiatra e neurologista, geralmente nos primeiros anos de escolaridade da criança". Nessa investigação clínica, são observadas, entre outras coisas, a presença, duração e gravidade dos sintomas e a personalidade do paciente.

De acordo com Ana Paula, o tratamento para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade deve ser realizado por um psicólogo "para trabalhar as dificuldades apresentadas no contexto social". "Em casos onde a sintomatologia é mais grave, é necessário também o acompanhamento psiquiátrico para administração de medicação psicoestimulante", destacou a psicóloga.


Relacionadas