Geral

Você sabe higienizar sua máscara de tecido? Especialista dá dicas

O item se popularizou e atualmente é fácil encontrar pessoas usando o acessório de proteção nas ruas

Publicado em 07/05/2020 13:03 Atualizado em 26/11/2020 20:50
logo
Por Redação Portal T5
Você sabe higienizar sua máscara de tecido? Especialista dá dicas

Foto: Arquivo/Carlos Rocha/ RTC

Com a pandemia de Covid-19, as máscaras se tornaram um elemento indispensável para quem precisa sair de casa. O item se popularizou e atualmente é fácil encontrar pessoas usando o acessório de proteção nas ruas.

A adesão maior é das máscaras feitas de tecido, o que levanta muitas dúvidas sobre a higienização. Por conta disso, alguns especialista deram algumas dicas sobre o uso e assepsia da máscara.

+ Saiba mais sobre a Sirtfood, dieta que ajudou Adele a perder 45 kg

+ Covid-19: Marido de jornalista paraibana testa positivo e apresentadora é isolada

Quando usar e como usar

1. A máscara deve ser usada sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Dentro da residência, não é necessário usá-la. No caso de pessoas infectadas pelo coronavírus que estão em isolamento domiciliar, a orientação é que tanto elas quanto seus cuidadores usem as máscaras cirúrgicas profissionais.

2. Após duas horas de uso, é necessário trocar a máscara. O mesmo vale para quando ela ficar molhada devido a tosse, espirro, fala ou respiração. Para isso, retire-a seguindo os cuidados necessários (veja no item abaixo), armazene em um saco plástico bem fechado e coloque outra, também seguindo os passos corretos. Só retire a máscara usada da sacola quando for lavá-la.

+ Sobe para 111 o número de mortes por Covid-19 na Paraíba; casos confirmados chegam a 1849

+ Vídeo: mulher que chegou a zombar do ‘fique em casa’ lamenta morte do marido por Covid-19

O governo orienta que cada pessoa tenha pelo menos duas unidades de máscara caseira, justamente para trocar em caso de necessidade ou para não ficar sem enquanto uma estiver lavando ou secando. Nunca compartilhe sua máscara, mesmo após lavá-la: o ideal é que cada membro da família tenha suas próprias unidades.

3. Uma vez que você estiver com a máscara, não mexa mais nela e nem tire da frente da boca para falar. Também não se deve tocar diretamente o tecido, caso faça isso, troque a máscara. Isso porque esta forma incorreta de manusear o acessório pode torná-lo um vetor de transmissão ao invés de proteção. Se você tocar o tecido quando o item está em uso e, em seguida, toca os olhos, por exemplo, pode se contaminar com substâncias retidas no exterior da máscara.

4. Não coce o nariz ou boca quando estiver com a máscara. A função da máscara de tecido é criar uma barreira física entre as vias respiratórias e gotículas possivelmente contaminadas com o vírus, e suas mãos podem estar contaminadas com estas gotículas, especialmente fora de casa. Manter as indicações de lavar as mãos e não levá-las ao rosto é fundamental para que a máscara funcione.

+ Diagnosticado com Covid-19, idoso de 106 anos é aplaudido ao receber alta na Paraíba

+ Vídeo: pastor Valdemiro Santiago vende semente por R$ 1 mil prometendo a cura da Covid-19

Como colocar e retirar

Para garantir que a máscara não estará contaminada ao entrar em contato com o rosto, é necessário estar com as mãos devidamente higienizadas, ou seja, lavada com água e sabão ou desinfetadas com álcool 70%. Além disso, caso seja necessário apoiar o tecido em uma superfície para dobrá-lo, ela também deve estar desinfetada (bem como os materiais usados na confecção).

Ao colocar a máscara, é preciso se certificar de que ela cubra bem tanto o nariz quanto a boca e seja posicionada diretamente nesta região (e não sobre os olhos ou testa e depois arrastada para baixo, por exemplo).

O acessório deve ser sempre manuseado pelo elástico, tanto na hora de colocar quanto ao retirar do rosto, e nunca com toque direto no tecido. Além disso, é importante se certificar de que a parte da frente da máscara não vire ao contrário e encoste o rosto, pois isso poderia contaminar as vias aéreas.

O ideal lavar as mãos antes de retirar a máscara, para garantir uma maior proteção. Imediatamente após o uso, tanto a máscara de tecido quanto a de "Tecido Não Tecido" (TNT), devem ser lavadas.

Como higienizar

Conforme explicou Mandetta na coletiva de imprensa, é possível e efetivo higienizar o tecido e os elásticos usados nas máscaras com água sanitária. “Depois de lavadas e secas, elas ficam prontas para um novo uso”, afirma a Mandetta, e a possibilidade de reutilizar inclui também as máscaras confeccionadas com TNT.

Também é possível fazer a higienização com água e sabão. Após a lavagem, é ideal deixar que elas seguem ao sol.

Hábitos de higiene não devem ser descartados

Um dos maiores medos dos órgãos de saúde quanto ao uso de máscaras por quem não é profissional da saúde é o de que ela pode dar uma falsa sensação de proteção absoluta, fazendo com que as pessoas passem a ter menos cuidado com a higiene pessoal. Ao usar máscaras (sejam elas quais forem), deve se manter os hábitos que têm sido recomendados até agora.

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, portanto, é essencial continuar lavando as mãos com frequência ou higienizando-as com álcool em gel 70%, evitando tocar no rosto, mantendo distância de outras pessoas na rua e praticando o isolamento social (ou seja, saindo o mínimo possível de casa).

+ Na PB, confusão entre vereadoras em sessão remota viraliza: "Me chamou de cachorra"

+ Doação de 2% dos salários de deputados da PB aconteceu apenas em abril

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado! 

Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.

icon whatsapp
Receba as últimas notícias de João Pessoa em qualquer lugar. Começar icone Play