TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Impressionante

Vídeo: fenômeno incomum é visto no céu de João Pessoa

imagens registram uma movimentação de feixes de luz no ar.

Por Redação Publicado em
FENOMENO JOAO PESSOA 04 03
Fenômeno registrado no céu Fenômeno registrado no céu Foto: Reprodução / Clima ao vivo

Um fenômeno considerado incomum foi visto no céu da capital paraibana. Câmeras de monitoramento registraram a ação. As imagens registram uma movimentação de feixes de luz no ar nesta terça-feira (3). Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, tratam-se de raios anticrepusculares.

De acordo com Marcelo, é basicamente a luz do sol refletida na atmosfera. "Quando há nuvens no horizonte, elas bloqueiam parte dessa luz o que formam raios paralelos. Em perspectiva, vemos eles convergindo em torno do Sol ou em torno do ponto antisolar, que é o ponto exatamente oposto ao Sol. Em dias mais úmidos, essa reflexão é maior nas partículas de vapor d'água em suspensão e isso faz com que o fenômeno fique mais evidente e perceptível a olho nu".

Em resumo, são raios que fazem com que o sol tivesse deixado um rastro no céu.  “Os raios anticrepusculares são gerados da mesma forma que os raios crepusculares que vemos logo após o por do Sol ou antes do nascer. Só que nesse caso, eles são tão intensos que cruzam todo o céu e podem ser vistos até na direção oposta ao Sol”, completou o especialista.

Confira


Relacionadas