TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SAÚDE

UFPB oferta fisioterapia respiratória gratuita em clínica escola

Voltado para adultos, o tratamento é voltado para pessoas com doenças respiratórias

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Clínica Escola está localizada no Centro de Ciências da Saúde.
Clínica Escola está localizada no Centro de Ciências da Saúde. (Foto: Angélica Gouveia/Ascom UFPB)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está disponibilizando atendimento fisioterapêutico para pessoas com doenças respiratórias como asma, fibrose, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia, dentre outras doenças. O serviço é gratuito e acontece até o dia 16 de julho.

A Clínica Escola de Fisioterapia deu início a oferta de atendimento de fisioterapia respiratória para adultos, sob a coordenação dos professores Rafaela Pedrosa e Eduardo Eriko Tenório de França do Departamento de Fisioterapia da UFPB.

São realizados nas terças e quintas-feiras, no período da manhã, das 07h30 às 11h30, mediante agendamento que pode ser realizado pelo telefone 3216-7497.

De acordo com Rafaela Pedrosa, os principais resultados esperados por meio da fisioterapia respiratória são “a melhora dos sintomas respiratórios, do condicionamento cardiorrespiratório e da qualidade de vida dos pacientes”, disse a docente Rafaela Pedrosa.

O tratamento dos pacientes seguirá os princípios norteadores dos protocolos de reabilitação pulmonar, onde serão submetidos a avaliação músculo esquelética, capacidade funcional e qualidade de vida e, após esta avaliação, serão submetidos de acordo com seu estado funcional a um treinamento combinado específico para os músculos respiratórios, inclusive com a utilização de bicicleta e esteira ergométrica.

A Clínica Escola está localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Veja também:


Relacionadas