TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
eleição violenta

TSE registra 264 crimes de violência contra candidatos desde janeiro

Desses, chegam a 100 os homicídios consumados ou tentados

Por Redação Publicado em
Bahiamanchetes com br jovem sofre tentativa de homicidio e leva dois tiros na porta de casa em candeias violencia

Os números do levantamento parcial foram apresentados hoje (24) pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e representam um aumento de cinco vezes em relação ao registrado no mesmo período de 2016, ano das eleições municipais anteriores, quando foram registrados 46 crimes de violência contra candidatos.

Vale lembrar que em novembro de 2016 o segundo turno das eleições já havia ocorrido. Neste ano, devido ao adiamento da votação provocado pela pandemia do novo coronavírus, o segundo turno será realizado apenas em 29 de novembro.

Os dados incluem ocorrências registradas antes da confirmação das candidaturas, em setembro deste ano. Nesses casos, foram contabilizados crimes contra pessoas que se declaravam dispostas a concorrer a eleição.

Em um pronunciamento divulgado nesta terça-feira (24), Barroso destacou como ponto de atenção o aumento dos crimes contra candidatos nas eleições deste ano. “A violência é incompatível com a democracia. É preciso jogar limpo e civilizadamente e os órgãos de segurança pública estão vigilantes em relação ao crime organizado”, disse ele.

Homicídios e ameaças

De acordo com as informações do TSE, dos 100 homicídios tentados ou consumados contra candidatos desde janeiro, 67 ocorreram somente em outubro e dezembro, quando todas as candidaturas já estavam confirmadas pelos partidos.

Desde janeiro, 45 candidatos e pré-candidatos foram assassinados, 12 dos quais entre outubro e novembro. A maior parte dos casos ocorreu no Sudeste.

Em relação às ameaças, foram 146 registros desde janeiro até o momento, 109 dos quais entre outubro e novembro. Também desde o início do ano, o TSE contabilizou 18 crimes de lesão corporal conta candidatos e pré-candidatos.

Leia também:

Pesquisa IBOPE do 2º turno aponta Cícero 44% com e Nilvan com 36%; confira

Paraíba chega perto de 143 mil infectados e soma 3.261 mortes por Covid-19

PRF-PB apreende meio quilo de cocaína com passageiro de ônibus que saiu de Natal

Há um ano Lady se despedia de João Pessoa; confira como está a elefanta

Laudo confirma morte de bebê por espancamento e asfixia em Campina Grande

Atividades presenciais em faculdades são suspensas em Cabedelo


Relacionadas