TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
superintendente da sudema

Tambaú Debate: desafios e metas para o meio ambiente na Paraíba

Marcelo Antônio Carreira, superintendente da Sudema, participou do programa Tambaú Debate

Por Carlos Rocha Publicado em
Tambaú Debate: desafios e metas para o meio ambiente na Paraíba
Tambaú Debate: desafios e metas para o meio ambiente na Paraíba (Foto: Reprodução/ TV Tambaú)

O programa Tambaú Debate, comandado por Josival Pereira, recebeu, nesta quinta-feira (26), o superintendente da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba), Marcelo Antônio Carreira, para uma conversa sobre os desafios e metas na gestão ambiental do estado. A entrevista abordou uma variedade de tópicos relacionados ao meio ambiente e à atuação da Sudema.

A conversa começou com a importância crescente das questões ambientais, destacando eventos climáticos intensos, como secas na Amazônia e enchentes no sul, como exemplos da mudança climática. O superintendente enfatizou a necessidade de administrar o meio ambiente na Paraíba em um cenário de crescente preocupação com o clima.

Josival: As pessoas na Paraíba ainda não têm total noção do que a Sudema faz. Poderia explicar mais sobre as responsabilidades da Sudema?

Marcelo Cavalcante: A Sudema atua em três pilares: educação ambiental, fiscalização e licenciamento ambiental. Trabalhamos na conscientização, emitimos licenças para operações e instalações, e realizamos fiscalizações para garantir o cumprimento das leis ambientais. O pilar da educação é fundamental, pois auxilia as pessoas a compreenderem a importância de não poluir e não causar danos ambientais. No processo de licenciamento, orientamos as partes interessadas e, na fiscalização, tomamos medidas quando ocorrem infrações ou poluição indevida.

Josival: Quais são os maiores desafios na gestão ambiental da Paraíba?

Marcelo Cavalcante: Os desafios são diversos e variam dependendo do tópico ambiental em questão. Há problemas com a gestão de resíduos sólidos, poluição de rios, lançamento de esgoto sem tratamento e também questões como desmatamento ilegal. Além disso, o despejo inadequado de esgoto em rios é um problema preocupante, principalmente em áreas urbanas. A Sudema está comprometida em combater essas questões.

A discussão continuou abordando o desmatamento e a diferença entre desmatamento legal e ilegal. Marcelo explicou a importância de distinguir esses aspectos e falou sobre os esforços para combater o desmatamento ilegal.

Josival: Quais são os programas e iniciativas que a sua gestão na Sudema está implementando?

Marcelo Cavalcante: Uma das principais iniciativas é a informatização do processo de licenciamento ambiental, que foi implementada a partir de janeiro de 2023. Essa mudança permitiu que os processos de licenciamento fossem feitos online, eliminando a necessidade de papel e tornando o processo mais eficiente.

Além disso, estamos focando na reestruturação da Sudema e na construção de novas sedes para melhorar o conforto e a organização do órgão. Também estamos trabalhando na revitalização de unidades de conservação, como a Pedra da Boca e o Vale dos Dinossauros, para preservar as áreas naturais.

Josival: O que esperar da Sudema em 2024?

Marcelo Cavalcante: Em 2024, esperamos concluir a reestruturação da Sudema e melhorar nossas instalações. Estamos comprometidos em continuar com os programas de informatização e na melhoria da gestão das unidades de conservação. O nosso foco é proporcionar uma gestão ambiental eficaz e sustentável na Paraíba.

A entrevista se encerrou com a perspectiva otimista de uma gestão ambiental mais eficiente e sustentável na Paraíba e com o compromisso da Sudema em enfrentar os desafios ambientais do estado.

Leia também:


Relacionadas