TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Paraíba tem ações de cuidado à saúde mental

Programação do Governo da Paraíba e da UFPB foram divulgados à população

Por Edcesar Oliveira Publicado em
Os transtornos mentais relacionados ao trabalho aumentaram 100% entre 2019 e 2022.
Os transtornos mentais relacionados ao trabalho aumentaram 100% entre 2019 e 2022. (Foto: CNM/Reprodução)

A chegada de setembro representa também a prática de algumas ações de conscientização voltadas à saúde mental. É que, desde 2014, este mês é alusivo à prevenção do suicídio e denominado Setembro Amarelo. Na Paraíba, o governo e também a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) trabalham com ações para alertar sobre o que os transtornos mentais podem causar. O lema geral da campanha para o ano de 2022 é “A vida é a melhor escolha!” 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial, em parceria com a UFPB, abriu na manhã de hoje a sua programação. A ideia é ter um calendário variado, com promoção de debates sobre o cuidado em saúde mental das populações mais vulnerabilizadas. Foi sugerida também a criação de rodas de conversa, palestras com eventos para a sociedade (fora dos CAPS), no sentido de criar espaços de escuta que mapeiem e potencializem coletivos e redes de apoio e cuidado.

O tema abordado pelo Governo da Paraíba, neste ano, é “Prevenção ao suicídio se faz com fortalecimento de políticas públicas; a interface entre saúde mental e direitos humanos”.

Além da parceria junto ao Estado, a UFPB vai otimizar açṍes ao longo dos três turnos do dia para servidores públicos e a comunidade acadêmica. Tanto no período da manhã, quanto no período da tarde, serão oferecidas atividades como: sessão de biblioterapia, terapia em grupo, avaliação de estresse e escuta psicológica e atendimento psiquiátrico. As atividades serão desenvolvidas pela equipe de saúde mental, composta por psiquiatras, psicóloga, assistente social e enfermeiro.

As inscrições têm início nesta quinta-feira (1º) e se estendem até o dia 05 de setembro, ou até o preenchimento das vagas. Para participar, é necessário preencher um formulário eletrônico correspondente à atividade de interesse. Integram a equipe responsável pela ação profissionais formados em psiquiatria, psicologia, enfermagem e serviço social.

A Prefeitura de João Pessoa também foi procurada, mas, até o fim desta matéria, ainda não havia divulgado a programação completa.

PROGRAMAÇÃO DO GOVERNO DA PARAÍBA

1º de setembro: 
Abertura Presencial na UFPB (Auditório CCJ )
Manhã: "Prevenção ao suicídio se faz com fortalecimento de políticas públicas: a interface entre saúde mental e direitos humanos” (9h às 12h)
Tarde: Inauguração Espaço Nise da Silveira CAPS AD III Jovem Cidadão

6 de setembro
Temática: Saúde mental da População Indígena (14h)

13 de setembro 
Saúde mental da população em situação de rua (14h)

20 de setembro 
Saúde mental da população LGBTQIAP+ (14h)

27 de setembro
Temática: Saúde mental da população negra (14h)

PROGRAMAÇÃO DA UFPB



Relacionadas