TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SITUAÇÃO ELEITORAL

Saiba como regularizar o título de eleitor; prazo termina na segunda (6)

Aproximadamente 2,6 milhões de eleitores estão com algum tipo de pendência.

Por Redação Publicado em
Titulo de eleitor 3
Foto: Reprodução/Internet

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições seguidas têm até a próxima segunda-feira (6) para regularizar a situação e manter o título de eleitor. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 2,6 milhões de eleitores estão com algum tipo de pendência. O maior índice de regularização está na região Norte (5,6%), seguida do Centro-Oeste (5,5%), do Sul (3,5%), do Nordeste (3,4%) e do Sudeste (3,0%).

Eleições suplementares -necessárias quando ocorre a cassação de um governante, por exemplo- também são consideradas para essa conta. A regra vale também para os brasileiros que vivem no exterior –estes votam apenas na eleição presidencial.

Para se regularizar, o eleitor precisa pagar uma multa de R$ 3,50 por turno e comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor –caso ainda o tenha.

O eleitor pode utilizar o portal do TSE para consultar sua situação eleitoral, pesquisar o cartório mais próximo para se regularizar -se for o caso- e gerar o boleto para pagamento da multa.

Quem não se acertar até a data-limite corre o risco de ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral e ganhar outras dores de cabeça adicionais, previstas em lei. Entre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte, CPF ou carteira de identidade, de participar de concursos públicos e obter empréstimos de instituições financeiras públicas.

Estão livres de sanções apenas os eleitores cujo voto é facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos) e portadores de deficiência física ou mental que dificultem ou impossibilitam o cumprimento das obrigações eleitorais.

A relação de títulos cancelados deve ser divulgada pelo TSE no próximo dia 24 de maio. Quem tiver o documento cancelado terá de fazer uma nova solicitação.

O TSE divulgou em outubro passado, dias antes das eleições, que cerca de 3,4 milhões de eleitores, entre 2016 e 2018, não compareceram para fazer a revisão eleitoral e tiveram seus títulos cancelados.

Tenho pendências com a Justiça Eleitoral: o que fazer? Quem corre o risco de perder o título de eleitor? Eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas urnas em três turnos seguidos -uma eleição pode ter dois turnos

Como posso verificar minha situação na Justiça Eleitoral? É possível consultar a situação no cartório eleitoral e nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de cada estado e do TSE.

Como se regularizar? O eleitor precisa pagar uma multa de R$ 3,50 por turno e comparecer ao cartório eleitoral mais próximo com documento oficial com foto, comprovante de residência e o título de eleitor -caso ainda o tenha

O que acontece se a regularização não for feita? Quem não se regularizar até 6 de maio ficará sujeito à perda do título e às sanções previstas em lei, que incluem a impossibilidade de tirar CPF, RG e passaporte, e de assumir cargos públicos

Quantos eleitores ainda não se acertaram? Segundo o TSE, 2,6 milhões de pessoas no Brasil e no exterior estão em débito com a Justiça Eleitoral

Depois de 6 de maio, o eleitor ainda tem como se acertar? Qual é o trâmite? Em 24 de maio o TSE deve divulgar a relação dos títulos que foram cancelados. O eleitor que estiver nessa situação terá de solicitar um novo documento.

Leia também:

Petrobras reajusta gás de cozinha em 3,43% a partir de domingo

Damares demite Tia Eron da Secretaria de Políticas para as Mulheres

Caso Marielle: Justiça nega pedido de liberdade a acusado pelo assassinato da vereadora


Relacionadas