TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Receita Federal

Saiba como declarar saque do FGTS no Imposto de Renda

Informar o valor sacado do FGTS evita que você caia na malha fina da Receita Federal

Por Juliana Alves Publicado em
FGTS precisa ser informado na declaração do IR 2022
FGTS precisa ser informado na declaração do IR 2022 (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Quem fez algum saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2021 precisa informar esse valor na declaração do Imposto de Renda. A regra vale para as pessoas que fizeram o saque-aniversário, retiraram o valor para comprar um imóvel ou outros motivos que permitem o saque do FGTS.

Apesar de precisar ser informados no Imposto de Renda (IR), o FGTS é considerado um rendimento isento. Ou seja, ele não vai alterar a base de cálculo do IR – independentemente do valor sacado.

O objetivo de informar os valores do FGTS na declaração é comprovar a origem do dinheiro. Essa medida evita, por exemplo, que você cai na malha fina da Receita Federal.

Como declarar o FGTS no Imposto de Renda

No programa de preenchimento da declaração do IR 2022, acesse a ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". Em seguida, clique em "Novo" e, na nova janela, escolha o "Tipo do Rendimento" pelo código 04.

Depois, escolha a opção de “Beneficiário”, que pode ser o “Titular” (caso a conta do FGTS seja sua) ou “dependente” (caso o saque tenha sido feito por um de seus dependentes). Em seguida, será preciso informar o CNPJ da Caixa Econômica Federal, fonte pagadora do FGTS, que é o 00.360.305/0001-04.

Informe o valor do FGTS sacado no ano passado e finalize o processo clicando em "OK".

Leia também:


Relacionadas