TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Dia da árvore

Quais são os perigos de utilizar o carvão ilegal?

Enquanto produção de forma ilegal cresce, a vegetação nativa sofre.

Por Redação Publicado em
AMAZONIA ORG FOTO

Além de ser crime, a utilização ilegal docarvão vegetal provoca danos para além da pronta atividade. Pesquisas já constataram que o aumento da produção de carvão vegetal para siderúrgicas favorece exploração ilegal de madeira e até mesmo o trabalho escravo em estados como Pará e Maranhão, por exemplo.

PB tem maior percentual de trabalho remoto do Nordeste

Em João Pessoa, a ação vem se alastrando, chegando até os municípios vizinhos. Nos dias de hoje, há quem adquira matéria prima bruta oriunda das matas “Atlântica” ou “Caatinga”. Esse material é muitas vezes extraído de forma ilegal e sem nenhum registro dos órgãos de controles (como IBAMA, SEMAN ou SUDEMA). Além disso, são empacotados artesanalmente em embalagens plásticas.

As leis ambientais brasileiras caracterizam como crime ambiental a extração e ou comercialização de produtos decorrentes de vegetação nativa sem os devidos registros. Toda embalagem de carvão vegetal colocada à venda no varejo deveria, por lei, ter os números de registros dos órgãos ambientais: Federal, Estadual ou Municipal.

Concursos com 232 vagas encerram inscrições nesta quinta (24), na PB

Isso indica a origem e permite fiscalização. O que se vê são inúmeras embalagens de plástico na cor ‘preta’ apenas com a alegação de que é ‘Carvão Vegetal’. Somado a isso, há falta da inscrição de peso, infringindo, além dos órgãos ambientais as normas do INMETRO, podendo lesar também o consumidor com a irregularidade.

Na segunda-feira (21) celebrou-se o dia da árvore. A ocasião trata-se de um momento que serve de alerta ao consumidor sobre ter consciência ecológica.

Isso porque comprando produto ilegal, por exemplo, cresce o incentivo ao desmatamento e, por tabela, colabora-se com o crime ambiental. Quem compra carvão ilegal ajuda a devastar as florestas como também penaliza empresas oficiais e certificadas, que geram emprego e renda à sociedade.

Leia também: Auxílio emergencial: saiba quem recebe benefício de R$ 300 nesta quinta (24)

+Show de Nando Reis será o primeiro grande evento com público em JP

Siga o Instagram Facebook do Portal T5 e fique bem informado!

Adicione o WhatsApp do Portal T5 e receba as notícias em seu celular: (83) 9 9142-9330.


Relacionadas