TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
nesta terça (17)

Prematuridade na pandemia é discutida em encontro on-line; confira

O evento é transmitido por webinário (videoconferência) e as inscrições devem ser feitas pelo link​.

Por Redação Publicado em
PREMATURIDADE FOTO PB
Fotos: Ricardo Puppe/Divulgação/SES

O Seminário Estadual do Mês da Prematuridade acontece na Paraíba entre os dias 16 e 18 de novembro, considerado o mês de campanha para conscientização da prematuridade.

O evento é transmitido por webinário (videoconferência) e as inscrições devem ser feitas pelo link.

Nesta terça-feira (17), o evento acontece das 10h às 13h e vai falar sobre a prematuridade no contexto da Covid-19 - perfil epidemiológico da prematuridade na Paraíba e a Rede de Assistência instalada no estado para atenção ao recém-nascido de baixo peso.

Na quarta-feira (18), das 14h às 16h, haverá encontro virtual da Rede Estadual de Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano, quando serão abordadas estratégias de captação e  criação  de  vínculo  com  doadoras  de  leite humano, com a coordenadora estadual da Rede de Bancos de Leite, Thaíse Ribeiro.
 
Das 16h às 17h, terá Encontro Virtual das Doadoras e Mães dos Receptores do Leite Humano, com apresentação dos serviços para as mães dos receptores na unidade e das doadoras.

Os inscritos receberão o link para o webinário por e-mail, e, posteriormente, os certificados de participação. Possíveis dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail  ou pelos telefones (83) 3211- 9028 e 9029.
 
O que é considerado prematuridade?  

De acordo com dados da OMS, a prematuridade - nascimento antes de 37 semanas de gestação - é a primeira causa de mortalidade infantil, em todo mundo. Segundo dados do Unicef e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país, são prematuros. Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras, contabilizando, aproximadamente, 300 mil nascidos prematuros todos os anos.
 
Quanto ao peso de nascimento, denominam-se os bebês com menos de 2 kg como baixo peso; muito baixo peso, com menos de 1,5 kg e extremo baixo peso, com peso menor que 1 kg.

saiba mais

Relacionadas