TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Crime eleitoral

PGR abre investigação preliminar sobre ataques de Bolsonaro às urnas

Posicionamento de Augusto Aras havia sido cobrado por ministra do Supremo Tribunal Federal

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Jair Bolsonaro e Augusto Aras durante posse do procurador, em 2019.
Jair Bolsonaro e Augusto Aras durante posse do procurador, em 2019. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou nesta segunda-eira (16) que abriu uma investigação preliminar sobre o suposto abuso de poder econômico e político, e supostos atos de improbidade administrativa, propaganda eleitoral antecipada e crime eleitoral praticados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em declarações que fez sobre adversários políticos e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A afirmação de Aras consta em parecer encaminhado à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a respeito de uma notícia-crime protocolada na Corte por deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT), com pedido de abertura de uma investigação. Horas antes de o PGR se manifestar, a magistrada havia estabelecido prazo de um dia para que ele se posicionasse sobre o caso.

Na notícia-crime, os parlamentares afirmam que as irregularidades foram cometidas por Bolsonaro em transmissões pela TV Brasil nos dias 21 e 29 de julho. Segundo Aras, quando a Procuradoria-Geral da República tomou conhecimento dos autos, "foi determinada a instauração, em 12 de agosto de 2021, da Notícia de Fato 1.00.000.014572/2021-53 neste Ministério Público Federal, que, como dominus litis (art. 129, I, da Constituição Federal), ou seja, titular privativo da ação penal, apurará os fatos noticiados e discernirá, oportunamente, em torno de eventual(is) prática(s) de ilícito(s) penal(is) e de lastro probatório mínimo para oferecimento de denúncia".

Ainda no parecer, Aras negou que seja necessária a abertura de outra investigação: "Em face do exposto, o procurador-geral da República, considerando ter havido instauração de Notícia de fato, no Ministério Público Federal, para fns de apuração dos mesmos fatos noticiados nestes autos, manifesta-se pela negativa de seguimento à Petição".

Veja mais:


Relacionadas