TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Superação

Pessoas com deficiência superam barreiras e encantam em espetáculo teatral na Paraíba

O grupo composto por crianças, jovens e adultos mostrou que qualquer pessoa tem toda condição de desenvolver diversas atividades.

Por Redação Publicado em
AUTODENATAL2

O dia 18 de dezembro foi marcado pela apresentação do espetáculo “Uma Nova Paraíba”, encenado pelo grupo de teatro formado por alunos da Escola Novo Olhar. A peça aconteceu no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, com sessões às 19h e às 20h30. Mais de 100 pessoas acompanharam a encenação dos participantes cheios de superação e força de vontade.

O grupo composto por crianças, jovens e adultos mostrou que qualquer pessoa, mesmo as portadoras de deficiência, tem toda condição de desenvolver diversas atividades, dentro de suas limitações, bastando apenas respeitar as diferenças.

De acordo com a diretora da escola, Ana Sofia de Alencar Maia, esses alunos são pessoas que merecem e devem ser respeitadas por todos, pois apesar de suas limitações cognitivas, são extremamente capazes de desenvolverem qualquer tipo de atividade. “Todo ser humano veio a esse mundo para ser incluído. Precisamos aprender a respeitar as diferenças e abrir nossas mentes para o que é diferente, somente assim, nossa sociedade será mais justa e acolhedora”, disse.

O professor de teatro, Flávio Ramos, responsável por desenvolver todo o roteiro da peça, se emocionou ao ver a reação das crianças ao final do espetáculo. “Eles foram maravilhosos. Só nós e eles sabemos a dificuldade que foi alcançarmos esse resultado. Foi um ano inteiro de ensaios e de muito aprendizado. Sou muito grato por essa oportunidade que tenho em minha vida”, contou.

O espetáculo foi prestigiado por Cida Ramos, que é a madrinha da Escola Novo Olhar. Hoje secretária de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, Cida se destacou em sua trajetória por atuar na luta pelo direito dos deficientes. “Me emocionei demais vendo essas pessoas aqui neste palco apresentando a Paraíba que queremos, mais inclusiva e mais justa para todos. Sou grata em ser a madrinha dessa escola que faz um trabalho tão lindo e tão importante para a inclusão social”, comentou.

Quem também prestigiou a apresentação foi o ex-vereador Fuba, figura bem conhecida dos alunos da escola e que pôde ouvir uma de suas composições, o hino das Muriçocas do Miramar, durante a apresentação. “Foi muito gratificante estar aqui hoje e ver essas pessoas mostrando suas habilidades e mostrando para a sociedade que elas são capazes de encantar a todos, basta olharmos para elas como seres humanos que merecem ser respeitados e amados”, falou.

Texto: Pompílio Júnior

galeria de fotos


Relacionadas